10 razões para ires ao Teatro em Lisboa no mês de Abril
Apesar de ser estar a viver um escândalo estatal de não atribuição de subsídios a uma série de companhias tanto em Lisboa como nas várias regiões do país – algo até anti-constitucional, já que é dever do Estado apoiar a criação artística e não dizimá-la – continuam a haver motivos muito diversos para o acto de frequentar uma sala de espectáculos. Aqui fica uma lista de 10 (para os sediados na Grande Lisboa e eventuais visitantes).
Espectáculo: Ensaio Para uma Cartografia
Motivo – O melhor espectáculo de 2017 de volta às salas do Teatro Nacional
A ode à resistência sob a sua forma lírica de Mónica Calle está de regresso à sala estúdio do Teatro Nacional de propósito para quem perdeu este espectáculo com banda sonora de Ravel durante 2017
Teatro Nacional D. Maria II
De 11 a 29 de Abril
Espectáculo: Elas Também Estiveram Lá
Motivo – Esclarecimento sobre o papel da mulher na revolução de Abril
Já habituados a trabalhar sobre o resgate da memória nacional acerca de assuntos tabu, Joana Craveiro e o Teatro do Vestido aproveitam os meses de celebração da revolução dos cravos para falar do papel feminino nesta.
Cinema São Jorge
De 13 a 21 de AbrilEspectáculo: Sim Sim Não Não
Motivo – Nova criação de Maria Duarte a partir de Sontag e Berger
A partir de uma conversa entre Susan Sontag e John Berger, Maria Duarte (encenadora de Gertrude – O Grito, 2017) une-se a Silvia Figueiredo e João Barbosa para criar uma linha sobre a qual a ideia de storytelling pode convergir ou divergir.
Culturgest
De 11 a 15 de AbrilEspectáculo: Que Boa Ideia Virmos Para as Montanhas
Motivo – Terceiro espectáculo do Teatro da Cidade
Depois dos aclamados Os Justos e Topografia, o recente grupo formado ainda durante o percurso na extinta Cornucópia traz um segundo texto original, com centro numa canção de Leonard Cohen.
CAL – Centro de Artes de Lisboa
De 18 a 29 de Abril
Espectáculo: Perplexos
Motivo – O absurdo da vida e questões filosóficas derivadas
Na nova encenação de Cristina Carvalhal que é também o regresso a cena de dois óptimos actores (Sara Carinhas e Nuno Nunes) faz-se aquilo de que o teatro é feito desde a comédia grega: espelhar o ridículo do mundo.
Teatro São Luiz
De 26 de Abril a 6 de Maio
Espectáculo: Purificados
Motivo – A violência de Sarah Kane visita a linha de Cascais
A Palco 13 é uma jovem companhia da linha de Cascais normalmente encabeçada pelo encenador Marco Medeiros. Desta feita Gonçalo Carvalho, que vimos recentemente como actor em O Grande Dia da Batalha dos Artistas Unidos, assina a encenação. Vai haver sangue.
Auditório Fernando Lopes Graça
De 4 a 29 de AbrilEspectáculo: Sobre Lembrar e Esquecer
Motivo – Investigação sobre a memoria e o esquecimento no Maria Matos
Primeiro capítulo de uma trilogia sobre um dos processos que define a humanidade assinada por Paula Diogo a quem se unem, nesta primeira parte, Sónia Baptista, Estelle Franco, Mariana Ricardo e Masako Hattori.
Teatro Maria Matos
De 3 a 7 de AbrilEspectáculo: Casimiro e Carolina
Motivo – Texto icónico de Horváth revisitado por Tónan Quito
Casimiro e Carolina é recordado entre os amantes de Teatro Português como base de um espectáculo do Teatro da Cornucópia de 1977, onde, pela primeira vez, se usou a perspectiva em palco em Portugal (perspectiva como na pintura renascentista, planos mais próximos e planos mais afastados). Desta feita é Tónan Quito que pega neste texto, na sua segunda encenação de 2018.
Teatro Nacional D.Maria II
De 11 a 29 de AbrilEspectáculo: Lindos Dias
Motivo – Regresso de Sandra Faleiro à encenação, agora com Beckett
A actriz Sandra Faleiro, actriz essencial do Teatro Português e cara acarinhada graças à televisão, volta a encenar uma encenação, desta vez o clássico Happy Days de Samuel Beckett, o monólogo de uma mulher enterrada até à cintura.
Teatro São Luiz
De 12 a 22 de Abril
Espectáculo: Atmavictu
Motivo – Ciclo Try Again, Fail Better do Teatro da Garagem volta a mostrar as novas promessas do Teatro
Um dos ciclos mais importantes de renovação do tecido teatral português volta a acontecer no Teatro da Garagem, o Teatro com melhor vista para Lisboa (é perto do Castelo de São Jorge) e desta feita dá a conhecer, entre outros, este trabalho do novo grupo Bestiário.
Teatro da Garagem
28 e 29 de Abril
Artigo de Luis Miguel Davies