25 anos depois do primeiro “Before”, Richard Linklater e Ethan Hawke falam dum novo filme ou série
É verdade, “Before Sunrise” estreou há 25 anos.
Se “Boyhood” demorou 12 anos a ser concluído a trilogia romântica “Before Sunrise” (1995), “Before Sunset” (2004) e “Before Midnight” (2013) demorou 18 anos até ser conhecida, na sua totalidade, pelo público.
O ponto final da colaboração entre o realizador e a dupla de actores Ethan Hawke e Julie Delpy faz-nos viajar para o ano de 1995 onde tudo começou e mais precisamente para o Festival de Berlim, onde um “estranho” filme (“Before Sunrise”) carregado de sentimentos acabaria por vencer o Urso de Prata, para Melhor Realizador.
25 anos depois da estreia do “romance para realistas”, como o próprio realizador descreveu “Before Sunrise”, o filme, e até a própria trilogia, continua a marca o cinema mundial pela sua escrita de diálogos.
Foram precisos cerca de 9 anos para que Linklater respondesse à questão com que deixou os seus espectadores no primeiro filme: depois daqueles dois desconhecidos protagonistas se terem conhecido num comboio, de descobrirem juntos a cidade de Viena durante 14 horas, e de terem prometido um ao outro um reencontro dali a uns meses. Será que voltariam a estar novamente juntos? A resposta aconteceu com “Before Sunset”, uma sequela que voltaria a ganhar grande destaque junto da crítica e do público um pouco por todo o mundo.
Em 2013, pela altura da estreia de “Before Midnight”, o actor Ethan Hawke confessou, acerca da obra, ser “um privilégio estranho, é como uma cápsula que viaja no tempo”. A actriz Julie Delpy disse também que “na realidade, nós envelhecemos todos, e crescemos também”. Já Richard Linklater optou por não se comprometer dizendo apenas que só “daqui a 5 ou 6 anos” saberemos se vai existir uma nova continuação. “Tentei sempre convencer a Julie a fazer um filme erótico mas ela resiste… talvez aos 80 anos!” (risos).
Agora, e 25 anos depois da estreia do primeiro filme, Ethan Hawke e Richard Linklater deram uma entrevista ao New Yor Times onde revelaram alguns detalhes da trilogia e até dum possível novo filme ou série: “”Before Sunrise” (1995), “Before Sunset” (2004) e “Before Midnight” (2013) é um trabalho à sua maneira estranho. Isso não significa que não haverá outro trabalho, como um epílogo. Ficaria curioso sobre uma série sobre o depois, sobre algo em que tu realmente lides com a segunda metade da tua vida.”, disse Ethan Hawke
Linklater acrescentou ainda dizendo: “Talvez possamos esperar até os 80 anos e fazer um remake cómico de “Amour” [de Michael Haneke], onde os dois se eutanasiam na velhice. Eu não estou a descartar isso.”, afirmou o realizador que disse ainda: “A ideia de terminar com a lógica de nove anos da trilogia “Before” e regressar a Jesse e Celine mais tarde na vida, ao estilo “Amour”, é certamente intrigante e daria uma nova perspectiva e perspectiva a um quarto filme. Hawke costumava dizer que, para regressar a Jesse, seria necessário “uma nova explosão de energia” e a franquia “teria que mudar de forma”. Um filme de epílogo filmado décadas depois de “Before Midnight” pode se encaixar.”, afirmou Linklater.
No mesmo artigo do New York Times também é revelado que as actrizes Gwyneth Paltrow e Jennifer Aniston fizeram castings para o papel de Celine. Aniston ainda era pouco experiente, a audição aconteceu antes de “Friends”, e Linklater também queria um elenco aberto com o máximo de novos talentos possíveis, para que nunca houvesse um bloqueio mental em qual seria a personagem americana ou europeia.
“Não estava claro se seria um homem europeu e uma mulher americana [ou vice-versa]”, disse Linkater. “No primeiro rascunho, os nomes das personagens eram Chris e Terry porque ambos são meio sem género. Para tentar deixar tudo em aberto.” Depois Linklater optou por Hawke e Delpy, e os três continuaram a refazer o argumento antes e durante a produção. Hawke e Delpy ganharam créditos no argumento com Linklater em “Before Sunset” e “Before Midnight”, e todos receberam indicações para o Óscar de Melhor Argumento Adaptado.