#3 Essenciais da TV. “Breaking Bad”, de Vince Gilligan
Se estás a ler isto é porque chegaste ao “Essenciais da TV”– uma nova rubrica da CCA para quem quer descobrir um pouco mais sobre televisão. Com temáticas menos generalizadas, por vezes menos actuais mas igualmente relevantes. Com tudo isto, é normal que por aqui encontres – e temos mesmo de te avisar – mais texto. Bem-vindo ao “Essenciais da TV”.
Breaking Bad (2008-2013)
Protagonizado por: Bryan Cranston, Aaron Paul e Anna Gunn
Foi um dos grandes sucessos da última década, em termos de televisão, sendo, indiscutivelmente, uma das melhores séries da sua geração e uma das melhores de todos os tempos.
Sim, é verdade que existe uma diferença notória entre as primeiras duas temporadas e as três seguintes, no entanto, a série manteve uma constante e viciante linha narrativa que prendeu os espectadores durante cinco anos. Conta a história de Walter White, interpretado por Bryan Cranston, a quem é diagnosticado um cancro pulmonar. De forma a sustentar a família e a deixar um legado, Walter decide ganhar dinheiro de uma forma diferente, produzindo metanfetamina com um grau de pureza muito elevado, combatendo a concorrência e tornando-se num ‘jogador importante’ no mundo da droga. Para tal, Walter White recruta um antigo aluno seu, chamado Jesse Pinkman, interpretado por Aaron Paul.
As temporadas vão variando de intensidade com impactos diferentes. A série intensifica à medida que o seu ‘império’ cresce, com finais surpreendentes e cativantes, deixando o espectador preso ao sofá até ao próximo episódio. À série juntam-se actores reconhecidos, sobretudo na televisão americana, como Giancarlo Esposito (que se destacou em “Homicide Life On The Street”), Bob Odenkirk (do “Saturday Night Live”), para além das participações recorrentes de Anna Gunn, como Skyler, e RJ Mitte, como Walter Jr.. Ambos acabam por ter um papel determinante na formação da personagem de Walter White – que se vai adensando da pior forma – no melhor papel da carreira de Bryan Cranston.
O programa acabou por obter um estatuto de culto, tornando-se numa das maiores séries de todos os tempos, sendo, segundo o IMDB, o quinto melhor programa da televisão. “Breaking Bad” ganhou diversos prémios colectivos e individuais, com dois globos de ouro e mais do que um spin-off em séries como “Better Call Saul”, “Talking Bad” e “Metástasis”.