35 anos depois, é exibido publicamente o primeiro filme na Arábia Saudita
Até 2030, espera-se que a Arábia Saudita abra 300 novas salas de cinema com 2000 telas, isto segundo a Reuters. Parece que em 12 anos muito coisa vai mudar por estes lados!
Em Outubro de 2017, também ficámos a saber que o maior país árabe na Ásia e na Península Arábica ia investir 500 mil milhões de dólares numa nova cidade construída do zero. A ideia do projecto Neom é o de dar principal destaque a “nove sectores de investigação cujo objectivo será o futuro da civilização humana, incluindo o futuro da energia e da água, do transporte, as biotecnologias, a alimentação, as ciências técnicas e digitais, a industrialização avançada, a informação e produção mediática, o entretenimento e a vida”, revelou o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, citado pela agência Bloomberg.
Agora, e segundo a agência Reuters, o filme The Emoji Movie, realizado por Tony Leondis, foi exibido publicamente a 13 de Janeiro. Pondo assim em prática o fim da proibição de funcionamento dos cinemas no país. Esta mesma lei, aprovada a 11 de Dezembro de 2017, faz parte de um programa de reformas intitulado Visão 2030, que estipula também que estes locais de exibição deverão ter secções separadas para homens e mulheres, assim como zonas para famílias. Já os filmes a serem exibidos “serão submetidos a uma comissão de censura que assegurará que o seu conteúdo respeita os valores (da sociedade saudita) e não viola as leis em vigor“.
Por fim, em Setembro de 2017 também ficámos a saber que as mulheres sauditas vão poder tirar carta de condução no seu país A medida vai entrar em vigor em Julho deste ano e este era o único país do mundo em que as mulheres não podiam tirar a carta de condução.