#38 Essenciais do Cinema. “Los Olvidados”, de Luis Buñuel
Se estás a ler isto é porque chegaste ao “Essenciais do Cinema”– uma nova rubrica da CCA para quem quer descobrir um pouco mais. Com temáticas menos generalizadas, por vezes menos actuais mas igualmente relevantes. Com tudo isto, é normal que por aqui encontres – e temos mesmo de te avisar – mais texto. Bem-vindo ao “Essenciais do Cinema”.
Filme: Los Olvidados (1950)
Realizador: Luis Buñuel
Protagonizado por: Alma Delia Fuentes, Roberto Cobo e Alfonso Mejía
Os esquecidos é o título perfeito para esta obra-prima realista, lançado no pós-guerra. “Los Olvidados” é o exemplo perfeito de como escrever um filme realista com fortes componentes de mistério e crime, sendo um dos principais filmes do género a nível mundial. É um dos meus favoritos, não só ao nível dos filmes de Buñuel, mas também no cinema em geral. O tema principal é a pobreza, principalmente a pobreza infantil, ou juvenil, como se quiser chamar. Segue as vidas de um grupo de ‘jovens delinquentes’ que se mete, constantemente, em sarilhos e executa diversos pequenos roubos e crimes, de forma a sobreviver no México.
O final do filme é bastante controverso, visto haver uma outra possibilidade que seria mais feliz. O final original é excelente e pode estar sujeito a diversas interpretações. É uma obra-prima do cinema realista, sendo considerado como essencial por especialistas e críticos. Os desempenhos dos jovens actores estão muito acima da média, apesar da juventude dos mesmos, conseguindo executar os papéis de forma exímia, apesar da complexidade do tema abordado no filme.
É, para muitos, um filme fortemente inspirado na nossa obra-prima do cinema: “Aniki Bobó” (futuramente referido no Essenciais). Manoel de Oliveira foi um pioneiro do cinema realista e este filme não foge à regra. Existem alguns elementos que poderão ter sido retirados do filme português, no entanto, a forma extremamente realista e, por vezes, crua que Luis Buñuel tem de interpretar os pormenores e os trejeitos mais intrínsecos da realidade humana, faz com o filme espanhol se ‘desconecte’ da obra de Manoel de Oliveira. Igualmente, o filme é passado no México, cuja realidade quase animalesca e altamente pobre fez com que este filme fosse obrigado a ter uma abordagem menos infantil e muito mais adulta e dramática. É claramente um Essencial do Cinema e não podia não estar presente na nossa lista.