#4 Essenciais da TV. “Band of Brothers”
Se estás a ler isto é porque chegaste ao “Essenciais da TV”– uma nova rubrica da CCA para quem quer descobrir um pouco mais sobre televisão. Com temáticas menos generalizadas, por vezes menos actuais mas igualmente relevantes. Com tudo isto, é normal que por aqui encontres – e temos mesmo de te avisar – mais texto. Bem-vindo ao “Essenciais da TV”.
Série: Band of Brothers (2001)
Protagonizado por: Scott Grimes, Damian Lewis e Ron Livingston
A Segunda Guerra Mundial é tema recorrente, há muitos anos, para filmes e séries de televisão. No que respeita à televisão, já muito foi escrutinado sobre este tema. No entanto, há tanto por descobrir que o público recebe este conteúdo de braços abertos, conseguindo atingir sempre algum tipo de sucesso. Ora, nunca na televisão – e até no cinema – se teve a oportunidade de assistir a uma série de televisão tão cativante e emotiva, sobretudo sobre um tema tão pesaroso como o da Segunda Guerra Mundial.
Na verdade, “Band of Brothers” contém todos os ingredientes necessários para produzir televisão de elevadíssima qualidade, sem descurar os factos de guerra que, até hoje, impressionam os espectadores. Com a chancela HBO, a produção executiva de Tom Hanks e Steven Spielberg e a inspiração no livro de mesmo nome de Stephen E. Ambrose, “Band of Brothers” segue a Companhia Easy do pelotão de paraquedistas do Exército dos EUA, desde os inícios de formação militar até às diversas intervenções na Europa. O trabalho de investigação foi absolutamente fenomenal, tendo como grande objectivo manter o máximo de veracidade possível, ao mesmo tempo que tem algumas liberdades criativas. Foram necessários milhares de figurantes e o equipamento de guerra que aparece na série foi, de facto, restaurado para poder ser utilizado. Para além de uma narrativa muito bem estruturada e empolgante, um conjunto de entrevistas com os veteranos que participaram nessa companhia é, também, um dos aspectos mais cruciais e dramáticos desta história, com relatos reais e que acabam por servir como pontes narrativas para cada episódio.
É uma série baseada em factos verídicos com cada um dos personagens a ser inspirado nos veteranos da Companhia Easy e, apesar de não ser um série documental, não está muito longe desse género, devido à veracidade dos diversos capítulos narrados. “Band of Brothers” ajudou a tornar conhecidos actores como Damian Lewis (“Homeland”), Ron Livingston (“Boardwalk Empire”) e Scott Grimes (“American Dad!”). É, provavelmente, a melhor série de guerra de todos os tempos ou, pelo menos, uma das melhores. É verídica, emocionante, inspiradora e brutal, contando com desempenhos invejáveis e de altíssimo calibre. Os prémios são imensos e, ainda hoje, a série é reposta vezes sem conta, em vários países, fazendo neste momento parte do catálogo da HBO Portugal.