Bairro das Artes: um pretexto para correr o mapa da arte contemporânea de Lisboa
Os espaços dedicados à arte contemporânea na capital são cada vez mais, e estão de portas abertas ao longo de todo o ano, para se deixarem visitar. Ao público mais casual, o que muitas vezes falta é um pretexto – aqueles que sentem vontade de ir espreitar uma exposição, ou conhecer uma galeria, mas adiam para o dia seguinte essa oportunidade. E é isso que o Bairro das Artes, iniciativa que em 2018 chega à 9ª edição, pretende ser: um pretexto para se sair de casa e calcorrear-se as ruas do Bairro Alto e arredores, à descoberta dos lugares onde mora a arte.
O Bairro das Artes acontece esta quinta-feira, 20 de Setembro, entre as 18h e as 22h, e integra quase quatro dezenas de galerias, museus, e outros espaços com programação regular de arte contemporânea. Este horário prolongado permite ao público criar um roteiro personalizado, a partir de um mapa aberto, em que cada um decide quais as ruas que quer percorrer, e que exposições visitar.
A iniciativa é gratuita e é já uma referência no panorama da arte contemporânea da cidade, ligando os diversos públicos e os vários agentes culturais, e aproveitando o elevado grau de concentração de galerias e espaços artísticos dos bairros de Lisboa em que se insere. Com organização da associação Isto Não É Um Cachimbo, o evento pretende catalisar a concentração de inaugurações e visitas guiadas ao longo daquelas quatro horas, proporcionando um ambiente de procura e descoberta da emoção estética.
O conjunto das inaugurações, visitas, apresentações, e lista completa das exposições e espaços participantes do Bairro das Artes pode ser consultado aqui.