Já se conhece a programação completa do Doclisboa’18

por Comunidade Cultura e Arte,    3 Outubro, 2018
Já se conhece a programação completa do Doclisboa’18

Foi hoje apresentada, em conferência de imprensa na Culturgest, a programação completa do Doclisboa’18.

No total, serão exibidos no festival 243 filmes, dos quais 68 são estreias mundiais e 22 estreias internacionais, num conjunto de filmes provenientes de 54 países.

Na Competição Internacional apresentamos 22 filmes, e na Competição Portuguesa estão a concurso 18 filmes.

Este ano, a secção Riscos traz-nos James Benning e Mike Hoolboom como realizadores convidados, e o foco temático, “Transmissão, Territórios Imaginados”, que condensa uma linha de força do festival: filmar é confrontarmo-nos com outros mundos possíveis. Jorge CramezManuel BotelhoRui Simões trazem obras que nos falam disso mesmo. O actor Jean-François Stévenin é um dos convidados do festival, e irá apresentar cópias restauradas dos três filmes que realizou.

Da Terra à Lua apresenta os mais recentes filmes de realizadores chave do panorama documental da actualidade. Aos filmes já anunciados de Wang BingFrederick WisemanRithy PahnStefano Safona e Želimir Žilnik, junta-se um nome de peso: Michael Moore e o seu mais recente Fahrenheit 11/9. Destaque ainda para duas estreias mundiais: PE SAN IE – O Poeta de Macau, de Rosa Coutinho Cabral, e O Plano, de Steve Sprung.

Heart Beat é a secção do Doclisboa que enche o festival de música e dança: ficamos a conhecer Chilly Gonzales na abertura, há ainda Depeche Mode, jazz, country, fado e dancehall. Duas senhoras do punk brilharão no ecrã: Joan Jett e Vivienne Westwood. Para recordar a rainha da soul, Aretha Franklin, exibimos o lendário musical The Blues Brothers.

A secção Verdes Anos apresenta em especial três primeiros filmes, de David Pinheiro VicenteCláudia Varejão Miguel Gomes. Além da selecção de filmes de novos realizadores, serão exibidos trabalhos de final de curso da escola convidada, a Academia Real de Belas Artes da Universidade de Gante (KASK).

O Arché, laboratório profissional de desenvolvimento de projectos, conta este ano com um total de 12 projectos, dos quais 4 são portugueses. Os tutores desta edição são Marta AndreuLuciano Rigolini e Andrés Duque.

Este ano, o Doclisboa’18 acontece de 18 a 28 de Outubro, na Culturgest, no Cinema São Jorge, na Cinemateca Portuguesa e no Cinema Ideal. Os bilhetes para o festival já estão à venda a partir de hoje.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Tags:

Artigos Relacionados