Já se conhece a programação completa do Doclisboa’18
Foi hoje apresentada, em conferência de imprensa na Culturgest, a programação completa do Doclisboa’18.
No total, serão exibidos no festival 243 filmes, dos quais 68 são estreias mundiais e 22 estreias internacionais, num conjunto de filmes provenientes de 54 países.
Na Competição Internacional apresentamos 22 filmes, e na Competição Portuguesa estão a concurso 18 filmes.
Este ano, a secção Riscos traz-nos James Benning e Mike Hoolboom como realizadores convidados, e o foco temático, “Transmissão, Territórios Imaginados”, que condensa uma linha de força do festival: filmar é confrontarmo-nos com outros mundos possíveis. Jorge Cramez, Manuel Botelho, Rui Simões trazem obras que nos falam disso mesmo. O actor Jean-François Stévenin é um dos convidados do festival, e irá apresentar cópias restauradas dos três filmes que realizou.
Da Terra à Lua apresenta os mais recentes filmes de realizadores chave do panorama documental da actualidade. Aos filmes já anunciados de Wang Bing, Frederick Wiseman, Rithy Pahn, Stefano Safona e Želimir Žilnik, junta-se um nome de peso: Michael Moore e o seu mais recente Fahrenheit 11/9. Destaque ainda para duas estreias mundiais: PE SAN IE – O Poeta de Macau, de Rosa Coutinho Cabral, e O Plano, de Steve Sprung.
Heart Beat é a secção do Doclisboa que enche o festival de música e dança: ficamos a conhecer Chilly Gonzales na abertura, há ainda Depeche Mode, jazz, country, fado e dancehall. Duas senhoras do punk brilharão no ecrã: Joan Jett e Vivienne Westwood. Para recordar a rainha da soul, Aretha Franklin, exibimos o lendário musical The Blues Brothers.
A secção Verdes Anos apresenta em especial três primeiros filmes, de David Pinheiro Vicente, Cláudia Varejão e Miguel Gomes. Além da selecção de filmes de novos realizadores, serão exibidos trabalhos de final de curso da escola convidada, a Academia Real de Belas Artes da Universidade de Gante (KASK).
O Arché, laboratório profissional de desenvolvimento de projectos, conta este ano com um total de 12 projectos, dos quais 4 são portugueses. Os tutores desta edição são Marta Andreu, Luciano Rigolini e Andrés Duque.
Este ano, o Doclisboa’18 acontece de 18 a 28 de Outubro, na Culturgest, no Cinema São Jorge, na Cinemateca Portuguesa e no Cinema Ideal. Os bilhetes para o festival já estão à venda a partir de hoje.