Os gatos do cinema
Chegou a altura de discutir um dos maiores dramas da história do cinema. Muito se fala da representação de minorias em Hollywood, da ausência de homens mais escuros, mulheres mais velhas ou de descendentes asiáticos quer seja da Índia, do Japão, do Vietnam ou até do Bangladesh. Do que não se fala, infelizmente, é do flagelo que é a omissão de persas e siameses do cinema.
Estudos recentes sugerem que na realidade não é o cão, mas sim o gato, o melhor amigo do homem. No entanto, Hollywood tem sido lento a acompanhar o progresso. Este vídeo-ensaio reconhece e analisa o problema da representação felina no cinema, assim como a propagação de estereótipos negativos e falsidades em torno do verdadeiro melhor amigo do homem.
A história é contada ao longo de sete capítulos que atravessam cem anos de cinema. Começa pelos gatos que acompanham os créditos de filmes, passando pelos jump scares felinos e persas nos colos de vilões, até chegar ao gato metafórico. Embora tenham um vocabulário limitado, no que toca ao cinema, um gato pode querer dizer muita coisa…