Vem aí uma série sobre o fascismo e é baseada em obra literária de Philip Roth
A série terá por base a obra literária “The Plot Against America”, de Philip Roth, lançada em 2004. E terá o cunho da HBO.
Roth era dono de uma carreira literária invejável e isso valeu-lhe vários prémios, entre os quais: o Prémio Príncipe das Astúrias em 2012 e o Prémio Pulitzer em 2002, com a obra “American Pastoral”. Além disso, era uma aposta recorrente para vencedor daquele que é considerado o maior de todos os prémios literários: o Nobel.
“Philip Roth consegue assim fazer, através das suas obras, um retrato exímio das diferentes eras nos Estados Unidos, abordando e evidenciando nos seus livros temas como a guerra, as políticas sociais, o racismo, os contrastes e toda uma conjuntura de questões à volta da inclusão judaica na comunidade Norte-Americana. Apesar de se encontrar de momento retirado da escrita, é um dos autores de maior prestígio do momento, continuando a atrair leitores de todo o mundo.”, escreveu José Malta em Março deste ano, aquando da celebração dos 85 anos do escritor e que viria a falecer a 22 de Maio.
Em Janeiro deste ano, e através de uma entrevista ao New York Times, o próprio Philip Roth revelou que já tinha visitado o produtor David Simon e assumiu que tinha a certeza de que o seu romance estava em boas mãos.
David Simon, autor de séries como “The Wire”, “Homicide: Life on the Street”, “The Corner” ou “The Deuce”, vai assim adaptar para o pequeno ecrã a obra literária de Philip Roth e criar uma mini-série com 6 episódios.
A ideia do showrunner norte-americano é mostrar os Estados Unidos caso o herói da aviação Charles Lindbergh tivesse derrotado Franklin D. Roosevelt nas eleições de 1940. E o que teria acontecido se Lindbergh tivesse feito um acordo com Hitler, que entretanto tinha conquistado o continente europeu.
Já a obra de Roth, “The Plot Against America”, conta a história de Philip como um jovem de uma família judia, que mora nos EUA, fica no meio de um fogo cruzado e de alto risco quando Lindbergh, recém-eleito, faz um pacto com a Alemanha nazi.
Sabe-se também que a mini-série será contada pelo ponto de vista de uma família judaica de Nova Jersey. Simon irá escrever e produzir a série ao lado de Ed Burns, que já trabalhou consigo em “The Wire” e “The Corner”.
O projecto está a ser desenvolvido desde o início do ano mas ainda não tem data de estreia.