Vem aí um filme sobre Robert Mapplethorpe e Patti Smith
O actor Matt Smith assumirá o papel do fotógrafo e a actriz Marianne Rendón será Patti Smith.
“Mapplethorpe” é realizado pela cineasta Ondi Timoner e retrata Robert Mapplethorpe, um dos mais importantes fotógrafos do século XX. O artista era conhecido por expor fotografias eróticas, fetichistas explícitas e desafiou assim, de forma profunda, várias convenções sexuais.
Recentemente, a exposição que o Museu Serralves trouxe para Portugal referente ao fotógrafo norte-americano tornou-se amplamente conhecida dos portugueses, devido à guerra mediática entre o antigo director artístico do Museu de Serralves, João Ribas, e a administração da fundação que gere o museu, e que originou a demissão de Ribas, acusando a administração de interferências no seu trabalho.
Esta semana foi divulgado o primeiro trailer do filme (ver no fim do artigo) e Patti Smith, em entrevista à revista Entretainmet Weekly para promover o filme, falou de Mapplethorpe:
“Como qualquer artista em muitos sentidos, ele foi difamado na sua época. Mas isso é porque ele estava a empurrar os limites (…) e muitas vezes o propósito da arte é fazer isso. O que faz do trabalho de Michelangelo tão único? Ele era totalmente fiel a si mesmo e ao momento. Mapplethorpe também sabia qual era o momento em que estava a tirar uma fotografia, quando estava a olhar através de uma lente. (…) Ele teve a coragem e convicções, trabalhou muito e nunca desistiu”, disse Patti Smith
“Mappeltorphe” retrata a vida de Robert Mapplethorpe momentos antes dele e Patti Smith se mudarem para o famoso Hotel Chelsea, onde moravam muitos famosos boémios. Nesse mesmo local o artista começou a fotografar os seus vizinhos de quarto e o seu novo círculo de amigos, incluindo artistas e músicos, famosos e estrelas de cinema dos anos 80. Explorando a intersecção da sua arte, sexualidade e a sua luta pelo reconhecimento mainstream, o filme faz um retrato cheio de nuances de um artista no auge do seu ofício e dos seus impulsos autodestrutivos que ameaçam destruir tudo.
O filme biográfico estreará nas salas de cinema norte-americanas em Março do próximo ano, assinalando os 20 anos da morte de Mapplethorpe. Para já ainda não há data de estreia para as salas de cinema portuguesas. Vê aqui o trailer do filme: