“De que Patriotismo precisa a Europa?” Filosofa Thea Dorn e cronista e crítico literário Pedro Mexia debatem este e outros temas
Nação. Patriotismo. Europa. Qual a relação entre estes três conceitos na identidade da Europa e o impacto que têm no seu futuro, a dois dias das eleições europeias?
A 24 de maio, pelas 19h30, no Goethe-Institut, Lisboa, a escritora e filosofa Thea Dorn e o cronista e crítico literário Pedro Mexia reflectem sobre os atuais discursos que se apropriam dos conceitos de nação e patriotismo e sobre os mitos fundadores de Portugal e da Alemanha, sob o tema De que Patriotismo precisa a Europa? no âmbito do ciclo “Quo Vadis, Europa?”
O debate será moderado por Tilo Wagner, correspondente em Portugal da rádio alemã Deutschlandfunk, e terá, como é habitual, entrada livre e tradução simultânea alemão-português.
Os movimentos populistas de direita estão a ganhar uma força crescente na Europa. Na Alemanha, onde “nação” e “patriotismo” são, para muitos, termos historicamente problemáticos, há uma crescente resistência à sua apropriação pelos partidos políticos, o que só alimenta o ressentimento.
No seu mais recente livro Deutsch, nicht dumpf. Ein Leitfaden für aufgeklärte Patrioten (Alemão, não entediante. Um Guia para Patriotas Iluministas), a escritora Thea Dorn coloca a seguinte questão: de quanto patriotismo precisa a Alemanha? Dorn adverte para a necessidade de não deixar questões como pátria, cultura dominante e nação serem apropriadas pela direita.
Para Thea Dorn, o combate a estes movimentos populistas, muitas vezes antidemocráticos, não passa pelo europeísmo ou ideias associadas ao cosmopolitismo, mas sim por um novo conceito de patriotismo iluminista: uma nova forma de enquadrar o patriotismo nas raízes iluministas da cultura alemã. Mas, neste enquadramento, onde fica a Europa? Seremos uma Europa dos patriotas?
Tomando Portugal e a Alemanha como exemplo, Thea Dorn e Pedro Mexia vão discutir sobre os valores que derivam destas questões e procurar responder se estas podem servir da mesma forma a um patriotismo esclarecido e a uma comunidade europeia com uma identidade partilhada.
“Quo vadis, Europa?” é um ciclo de debates que aborda os atuais desafios sociais, políticos, económicos e culturais da Europa. É organizado pelo Goethe-Institut Portugal, em cooperação com a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã e a Associação São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa.