George R. R. Martin comenta final de “Game of Thrones” e revela detalhes dos novos livros
A ultima temporada de “Game of Thrones” foi alvo de muitas críticas negativas e deixou muitos fãs insatisfeitos. George R. R. Martin, o autor da obra literária que deu suporte à série, manifestou-se publicamente através do seu blog pessoal:
“É difícil acreditar que terminou, verdade seja dita. Os anos passaram num piscar de olhos. Pode mesmo ter sido há mais de uma década que o meu manager Vince Gerardis preparou um encontro em Palm, LA, a primeira vez que me sentei com David Benioff e D.B. Weiss para um lanche que se estendeu bem para lá do jantar. Perguntei-lhes se sabiam quem era a mãe de Jon Snow. Felizmente, eles sabiam.”, afirmou Martin que foi mais longe ainda dizendo: “E eu estou a escrever. O inverno está a caminho, eu disse-te, há muito tempo… e assim é. ‘The Winds Of Winter’ está muito atrasado, eu sei, eu sei, mas vai ser terminado. Não vou dizer quando, já tentei fazer isso antes e acabei por desiludir-te e esgotar-me… mas vou acabá-lo, e depois virá ‘A Dream Of Spring’.”
“Game of Thrones” vinha a ficar cada vez mais cara, e a HBO até podia ser o principal motivo para o número reduzido de episódios nesta última temporada, no entanto, se recuarmos a Abril deste ano há uma conversa dos showrunners D. B. Weiss e David Benioff à revista Entertainment Weekly onde percebemos que foi exactamente o contrário, a HBO tinha interesse em fazer mais episódios: “A HBO ficaria feliz se a série continuasse, que tivesse mais episódios para a temporada final“, disse Benioff que ainda acrescentou que “Sempre acreditámos que teria cerca de 73 episódios, a duração será mais ou menos essa. Por muito que quisessem mais, perceberam que esta era a forma de como a história terminava.“, afirmou o showrunner.
Quanto ao final dos livros e da série, George R. R. Martin revelou no seu blog pessoal que: “Como é que vai terminar? As pessoas perguntam. Terá o mesmo final que a série? Diferente? Bem… sim. E não. E sim. E não. E sim. E não. E sim.”
“Trabalho num meio muito diferente do David e Dan, nunca esqueçam. Eles tiveram seis horas para a temporada final. Eu espero que estes dois últimos livros encham 3000 páginas de manuscritos entre eles… e se forem necessárias mais páginas e capítulos e cenas, acrescento-as. E o efeito borboleta estará a funcionar também; Aqueles que seguem este ‘Not A Blog’ sabem que eu falo disto desde a primeira temporada.”
“Certos personagens nunca chegaram, de todo, ao ecrã, outros morreram na série mas estão vivos nos livros… por isso, se não for por mais, os leitores vão descobrir o que acontece com Jeyne Poole, Lady Stoneheart, Penny and her pig, Skahaz Shavepate, Arianne Martell, Darkstar, Victarion Greyjoy, Ser Garlan the Gallant, Aegon VI, entre muitas outras que os espetadores nunca puderam conhecer. E sim, vão haver unicórnios… uma espécie…”
Qual é o verdadeiro final, livros ou série? É uma pergunta estúpida.
Quantos filhos teve Scarlett O’Hara? E que tal isto? Eu escrevo-os. Vocês leem. E depois todos podem decidir e vir para a Internet discutir o assunto.”
Já em entrevista à Rolling Stone, e antes da série acabar, George RR Martin revelou ainda que não ficou muito feliz por não haver mais temporadas.
“Claro que tenho uma reacção emocional. Quer dizer, será que preferia que eles [David Benioff e D.B. Weiss] tivessem feito exactamente como eu fiz? Claro. Também pode ser traumatizante, porque às vezes a visão criativa deles e a nossa própria visão criativa não combinam, e fica-se com a famosa diferença criativa — que leva a muitos conflitos.” O autor norte-americano foi ainda mais longe dizendo que “Eles têm de pesar coisas muito mais estranhas, como o estúdio ou o canal. Eles têm de considerar uma coisa em particular, que nada tem a ver com a história, mas que se relaciona com ‘bem, esta personagem tem um Q Rating [que mede a familiaridade do público com a personagem] muito alto, então vamos dar-lhe mais coisas para fazer’. A série tem sido… não completamente fiel. Caso contrário, teria de durar mais cinco temporadas.”, afirmou George RR Martin.
Apesar de manifestar a sua insatisfação o autor, que faz este ano 71 anos, disse não estar chateado e demonstrou compreensão pelas escolhas de David Benioff, D.B. Weiss: “Sabes, é complexo. Estou um pouco triste, na verdade. Gostava que eles fizessem mais algumas temporadas. Mas percebo. Dave e Dan vão fazer outras coisas e tenho a certeza de que alguns actores assinaram um contrato de oito anos e que gostavam de ir desempenhar outras personagens. Tudo isto é justo. Não estou chateado, nem nada do género, mas há um pouco de melancolia em mim.”, disse Martin na entrevista à Rolling Stone.