É p’ra hoje – o concerto gratuito de homenagem a António Variações
Passaram 75 anos desde o nascimento do icónico minhoto António Variações. Este mês de Junho fizeram-se várias homenagens à sua obra e vida. Eis que agora chega a vez de Lisboa, homenagear esta grande figura que não deixa ninguém indiferente à sua voz e imagem.
As Festas de Lisboa vão celebrar já neste sábado, dia 29 de Junho pelas 22h no Jardim da Torre de Belém, um espectáculo inteiramente dedicado ao espólio de Variações. Conta com a participação de vários artistas entre eles Conan Osíris, Ana Bacalhau, Lena d’Água, Manuela Azevedo, entre outros, e a Orquestra Metropolitana de Lisboa cheia de arranjos instrumentais que prometem deixar o público surpreendido com as novas sonoridades.
Variações é uma das figuras mais marcantes da cultura pop portuguesa, apesar da sua breve presença, as suas obras não o deixaram passar despercebido. A sua forma tímida de ser e a sua maneira extravagante de estar, fizeram dele uma figura ímpar, capaz de redefinir os padrões de arte criados na altura. Foi alguém dedicado inteiramente à expressão da criatividade; simbiose de diferentes estilos musicais, do pop ao fado; e a reflexão de questões introspectivas do ser ao existir. Deixou- nos apenas dois álbuns que nos ficam na memória até hoje, ‘Anjo da Guarda’ de 1983 e ‘Dar e Receber’ de 1984. Muitos ainda recordam as suas canções, cantam e movimentam-se ao comando da sua voz, identificamos ritmos e timbres como se ele nunca se tivesse ido embora.
A sua imagem e música persistem e este concerto serve para relembrar aqueles que não foram esquecidos, por isso as Festas de Lisboa encerram a sua programação para mais um ano em festa.