Vem aí o primeiro festival de podcasts em Portugal
A Comunidade Cultura e Arte é um dos Media Partners do evento.
O Podes é o primeiro festival de podcasts em Portugal e terá lugar no Chiado, em Lisboa, a 9 de Novembro de 2019 (Sábado). Será um programa diverso e flexível, com workshops, painéis, podcasts ao vivo e a primeira entrega de prémios de podcasts portugueses.
O dia será dividido em 3 blocos principais, que serão distribuídos entre a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, o Fórum Fnac e a galeria da Fabrica Features Lisboa, no edifício da Benetton do Chiado.
De manhã serão organizados workshops relacionados com a produção de podcasts, desde a construção de um podcast, à edição áudio, tratamento de som ou promoção em redes sociais. Haverá oficinas de nível iniciante, intermédio e avançado, e até mesmo quem não conhece podcasts pode aprender o que são, onde os encontrar e como ouvir.
A tarde será dedicada à gravação de episódios de podcasts ao vivo – o cartaz será divulgado lentamente e com toda a pompa que merece cada um dos 6 podcasts presentes – e a conversas temáticas com painéis de convidados que falarão sobre desporto, diversidade e o estado dos podcasts em Portugal.
O dia terminará com a entrega dos Prémios Podes, que são também os primeiros prémios para podcasts de sempre em Portugal. No total serão atribuidos 10 troféus de categorias temáticas, a que se juntam os dois prémios máximos: o podcast do ano, decidido por um júri, e a escolha do público, por votação popular.
Prémios Podes
A primeira fase dos prémios foi a recomendação pública de podcasts para serem considerados para cada categoria pelo júri. A adesão foi maior do que o esperado, com mais de 2500 pessoas a nomear podcasts e pelo menos 230 projectos diferentes foram recomendados. O processo segue agora até cada categoria ser reduzida a 5 nomeados que disputarão os prémios no dia 9 de Novembro; os 10 podcasts mais recomendados na primeira fase serão postos à votação popular para o prémio do Público.
Porquê organizar um festival de podcasts?
Os festivais de podcasts são uma prática muito comum noutros países, com particular incidência no mundo anglófono, e contribuem de modo claro para a consolidação do meio dos podcasts, através da criação de comunidades e da aproximação dos ouvintes ao conteúdo que seguem diariamente. O Podes não é diferente, e assume como principal objectivo a celebração e promoção dos podcasts e podcasters portugueses.
A ideia partiu de Márcio Barcelos, director do festival, ele próprio criador do podcast Sobretudo, mas que já antes disso sentia a falta de uma comunidade de podcasts mais activa em Portugal, apesar de começarem a surgir projectos interessantes e inovadores. Assim, em Abril de 2018 criou uma plataforma a que chamou @portcasts (de Portugal + Podcasts) com a simples missão de descobrir e seguir podcasters portugueses no twitter, que retuitava sempre que falavam do seu podcasts. Esta seria uma maneira de dar a conhecer projectos independentes e com menos visibilidade, tentando contornar o desafio que era – e ainda é, de modo geral – descobrir conteúdo nacional que não seja de uma rádio ou criado por uma celebridade. Em Dezembro de 2018 o Portcasts cresceu para uma página no medium, onde discretamente seriam adicionados artigos com recomendações de podcasts ou ensaios sobre o tema.
É portanto sob a égide do Portcasts que nasce o Festival Podes, na Primavera de 2019, à qual rapidamente se juntou o jornal Público como co-produtor do evento. Já a Comunidade Cultura e Arte é também um dos Media Partners e outros parceiros juntar-se-ão ao evento. Os detalhes do programa, assim como as inscrições para as sessões, serão lentamente divulgadas até ao início do festival.
Toda a informação está a ser e será publicada no site do festival, em podes.pt.