Já se conhece o programa completo do National Geographic Exodus Aveiro Fest
O National Geographic Exodus Aveiro Fest é um Festival Internacional de fotografia e vídeo de viagem e aventura com uma missão ambiciosa: abrir as portas domundo, juntando os melhores profissionais destas áreas num ambiente de partilha de experiências e projetos. A palavra de ordem é “inspirar” para a magia da descoberta de novas culturas, promover a diversidade e a preservação nesta relação entre o Homem e a Natureza.
Depois do enorme sucesso das duas primeiras edições, o National Geographic Exodus Aveiro Fest está de regresso ao Centro de Congressos de Aveiro nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro.
Convidados e oradores
Já considerado um dos maiores eventos internacionais nas áreas da fotografia e do vídeo, o festival irá contar mais uma vez com a presença de conceituados fotógrafos e exploradores. Este ano fazem parte do leque de convidados:
- Corey Rich
- Daniel Berehulak
- Danielle Da Silva
- Christian Ziegler
- Frans Lanting
- Joel Santos
- Justin Mott
- Krystle Wright
- Philip Lee Harvey
- Veronique de Viguerie
- Mandy Barker também faz parte deste painel de oradores e vai partilhar o trabalho que desenvolve na preservação e consciencialização ambiental que realiza através da fotografia, enquanto bolseira da National Geographic.
Bolsas National Geographic
- Claire McNulty, Diretora Europeia da National Geographic Society, vai dar uma masterclass sobre as bolsas da National Geographic onde vai explicar o processo de candidatura e apresentar os principais benefícios das bolsas. A National Geographic investe em pessoas ousadas e em ideias transformadoras nos campos da conservação, educação, pesquisa, narrativa e tecnologia. Desde 1888, a National Geographic Society já apoiou mais de 14.000 projetos de doações ao longo da sua história.
- Esta Masterclass é gratuita e terá lugar no dia 1 de dezembro às 9h00, enquadrada no National Geographic Exodus Aveiro Fest. Será direcionada a fotógrafos, videógrafos e storytellers que desenvolvam trabalho nas áreas da conservação, justiça ambiental, interação humana na natureza e património cultural.”
Inspirar e motivar, fazendo
Reconhecido além-fronteiras como um festival que inspira as pessoas a moverem- se pela liberdade, o National Geographic Exodus Aveiro Fest pretende ser uma homenagem ao nosso planeta, um hino à humanidade. É o espaço onde o Mundo se torna acessível a todos.
Além da partilha de cada orador, ainda haverá lugar a:
- masterclasses para aqueles que procuram a oportunidade de evoluir e aperfeiçoar o olho fotográfico e as suas habilidades de criação visual com Corey Rich, Daniel Berehulak, Frans Lanting e Philip Lee Harvey.
- apresentações de projetos, portfólios e partilha de histórias pessoais vividas por grandes talentos e influentes fotógrafos e videógrafos portugueses: Ana Brígida, José Ramos, Ricardo Guerreiro e Rúben Vicente.
- Exposições de fotografia.
Debates e mesas redondas
De forma a enreqeucer ainda mais o programa destes dois dias tão intensos, teremos dois momentos de debate com alguns dos nossos oradores convidados. Num primeiro momento, teremos a maior parte dos nossos oradores juntos numa conversa moderada pelo fotógrafo internacional, e orador do Exodus em 2018, Matthieu Paley. Nesta mesa redonda queremos trazer as diferentes visões sobre o mundo destas pessoas que viajam e conhecem tanto deste planeta enriquecedor.
Teremos ainda tempo para colocar as nossas convidadas mulheres juntas numa conversa liderada por Claire McNulty (Senior Director da National Geographic Society Europa), para debater as questões de género dentro destas áreas.
Os Embaixadores
Para levar mais longe a missão de inspirar as pessoas e tornar o mundo mais acessível a todos, com o foco de tornar a nossa sociedade numa comunidade mais tolerante e afetiva, a organização do festival lançou o desafio a 4 embaixadores.
Na área das viagens são embaixadores dois viajantes que a nível nacional mais inspiram outras pessoas a viajar e a conhecer o mundo: Filipe Morato Gomes, autor do blog “Alma de Viajante”, Carla Mota a mulher à frente do blog “Viajar entre Viagens e ainda João Cajuda.
Na área da fotografia, Isabel Saldanha, fotógrafa de moda e de viagem e uma das fundadoras do blog “Gang do Pé Preto”. Temos ainda o fotógrafo internacional da National Geographic Matthieu Paley que, para além de embaixador, será moderador de uma das mesas redondas.
Exodus Causes
A beleza contagiante das imagens de certos locais contrasta muitas vezes com a destruição humanizada que aos poucos os vai consumindo. Por isso, o National Geographic Exodus Aveiro criou uma via secundária de financiamento que permite a canalização de parte dos lucros obtidos no festival a uma Entidade que trabalhe na conservação ambiental ou em projetos sociais.
Em 2018 foi a Associação BioLiving e em 2019 a organização escolhida foi a Amnistia Internacional. O National Geographic Exodus Aveiro Fest tem o selo da National Geographic Portugal.
Mais informações aqui. Últimos bilhetes aqui: Últimos Bilhetes aqui.