Fotógrafo Diogo Meira dá a conhecer as “Aves do Concelho de Esposende” em exposição com instalação sonora

por Rui André Soares,    21 Março, 2022
Fotógrafo Diogo Meira dá a conhecer as “Aves do Concelho de Esposende” em exposição com instalação sonora
Guarda Rios / Fotografia de Diogo Meira
PUB

A exposição “Aves do Concelho de Esposende” será composta por 29 fotografias e estará patente durante todo o mês de Abril.

O fotógrafo Diogo Meira inaugura a 1 de Abril, pelas 21h30, uma exposição fotográfica no Auditório do CIT – Turismo de Esposende. A exposição terá ainda uma instalação sonora, também da autoria de Diogo Meira, e que é resultado da gravação e edição de sons de natureza: “é um complemento às fotografias para que os visitantes se sintam mais próximos dos habitats naturais” e diz ainda que “apesar de publicar regularmente todo o meu trabalho nas redes sociais, bem como num site, a exposição tem o objetivo de chegar a mais pessoas e a uma fatia diferente da população, que poderá não ter conhecimento das aves que escolhem o nosso concelho para residir ou para passar temporadas da sua vida.“, assume Diogo Meira.

“Observo aves de forma não intencional desde que me lembro principalmente por causa do meu avô. Era caçador e passei os primeiros 18 anos da minha vida em ambientes rurais e no meio da natureza. Já fotografava concertos quando comecei a interessar-me mais profundamente por aves e, 2 meses antes da pandemia comprei uma objetiva (Tamron SP 150-600mm f/5-6.3 Di VC USD G2) com o propósito de fotografar aves. Rapidamente me apaixonei por aquilo e o que mais me motiva, além dos momentos fantásticos que passo a fotografar, é mostrar às pessoas aquilo que existe. A minha principal intenção com a fotografia é informar as pessoas.”

Afirma Diogo Meira à Comunidade Cultura e Arte
Garça Real / Fotografia de Diogo Meira

O fotógrafo refere ainda que “A ideia para esta exposição surgiu da vontade de mostrar às pessoas a variedade de espécies que podem ser observadas no concelho de Esposende. Apesar de se tratar de um trabalho local a mensagem que pretendo passar é mais abrangente. Aqui, como em tantos outros locais, dividimos áreas naturais muito importantes com vários outros seres vivos com o mesmo direito a elas. É para isto que pretendo chamar a atenção das pessoas: mais informação e conhecimento sobre os habitats que nos rodeiam, através da divulgação de fotografia.“, afirma Diogo Meira.

Esta iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal de Esposende, na cedência das infraestruturas e a colaboração do NICE – Núcleo de Intervenção Cultural de Esposende. A Comunidade Cultura e Arte é também parceira de comunicação desta exposição.

Pisco de Peito Ruivo / Fotografia de Diogo Meira
Chamariz / Fotografia de Diogo Meira

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados