Rafael Correa, Stephen Frears e Maria João Pires vão estar no Lisbon & Sintra Film Festival
Rafael Correa, uma das mais importantes figuras do socialismo na América Latina e antigo presidente do Equador, vem ao Lisbon & Sintra Film Festival como convidado do Simpósio Internacional: Resistências. O simpósio, a decorrer de 15 a 17 de Novembro, entre Lisboa e Sintra, tem curadoria de Juan Branco e contará com a presença de activistas, políticos e criadores de todo o mundo. Rafael Correa dará uma palestra no domingo, dia 17, às 18h30, no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa.
Uma outra novidade na programação do LEFFEST’19 é a presença de um dos maiores realizadores britânicos, Stephen Frears, a quem o festival presta homenagem, com a exibição dos filmes A Minha Bela Lavandaria (1985) e Anatomia do Golpe (1990), e a série recente A Very English Scandal (2018). As projecções de A Very English Scandal e Anatomia do Golpe ocorrerão no sábado, 23 de Novembro, no Centro Cultural Olga Cadaval, e A Minha Bela Lavandaria passará no domingo, dia 24 de Novembro, às 11h30, no Espaço Nimas, seguido da conversa “Para onde vais Grã-Bretanha? O Brexit e as suas consequências na produção artística e cinematográfica”, com Stephen Frears, Paulo Branco e a presença de outros realizadores.
A organização do evento anunciou ainda um concerto da célebre pianista Maria João Pires. A artista, que integra o júri desta edição do festival ao lado de Wagner Moura, Yasmine Hamdan e Victoria Guerra, é considerada uma das maiores intérpretes do mundo e tem sido distinguida com vários prémios, incluindo o Prémio do Conselho Internacional da Música e da UNESCO, em 2002, e o Prémio Internacional de Música Don Juan de Borbón, em 2006. No dia 17 de Novembro, às 19h, no Centro Cultural Olga Cadaval, Maria João Pires estará no certame para interpretar algumas peças por si escolhidas e para uma conversa.