LEFFEST faz 15 anos e estreia filmes de Wes Anderson, Pedro Almodóvar, Paul Verhoeven e Paul Schrader

por Comunidade Cultura e Arte,    1 Setembro, 2021
LEFFEST faz 15 anos e estreia filmes de Wes Anderson, Pedro Almodóvar, Paul Verhoeven e Paul Schrader
“The French Dispatch”, novo filme de Wes Anderson
PUB

Este ano marca o 15.º aniversário do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival. Os destaques da programação da 15ª edição, que decorrerá entre os dias 10 e 21 de Novembro, entre Lisboa e Sintra, foram anunciados hoje em conferência de imprensa.

Estão já escolhidos oito filmes de diversas cinematografias na Selecção Oficial – Em Competição, a ser completada com a entrada de mais alguns filmes a anunciar brevemente. Na secção Fora de Competição contam-se, por agora, 14 filmes, entre os quais se destacam o muito aguardado The French Dispatch, de Wes Anderson, que será o filme de abertura desta 15.ª edição do LEFFEST, Benedetta, de Paul Verhoeven, Madres Paralelas, de Pedro Almodóvar, Les Olympiades, de Jacques Audiard, e The Card Counter, de Paul Schrader.


O júri desta edição é composto por Emir Kusturica, realizador, argumentista, actor e músico, que dará um concerto com a sua banda, The No Smoking Orchestra, a encerrar esta 15º edição; o escritor J.M. Coetzee, que em 2003 foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura; a realizadora, argumentista e produtora Maria Speth; e Dolores Chaplin, actriz (e neta de Charlie Chaplin).

O núcleo deste 15.º LEFFEST centra-se na celebração da Cultura Rom, em torno da qual serão organizados três debates históricos (com enfoque em três momentos: do Al-Andaluz à “Gran-Redada” em 1749; a perseguição e genocídio dos Rom pelos Nazis e durante a Segunda Grande Guerra; a situação actual na europa ocidental). A organização do festival programará a exibição de diversos filmes, a destacar uma pequena homenagem a Tony Gatlif que estará presente para a antestreia de Tom Medina (Selecção Oficial no Festival de Cannes), e ainda um foco na artista e sobrevivente do holocausto Ceija Stojka, com uma exposição, pela primeira vez em Portugal, das suas pinturas, leitura de textos da sua autoria e exibição dos filmes Ceija Stojka Unter den Brettern Gras de Karin Berger. Destaque ainda para os concertos de Josémi Carmona trio (com Pepe Habichuela, artista convidado), Farruquito, Taraf de Caliu, Mónika Lakatos e Ricardo Ribeiro.

O espaço de Homenagens e Retrospectivas é dedicado a sete grandes nomes do panorama cultural: a realizadora e argumentista neozelandesa Jane Campion; o cineasta japonês Ryusuke Hamaguchi, que estará connosco durante o decorrer desta edição, nomeadamente para apresentar as antestreias nacionais dos seus últimos dois filmes, Wheel of Fortune and Fantasy (Urso de Prata e Grande Prémio do Júri no Festival de Berlim) e Drive My Car (Selecção Oficial em Competição no Festival de Cannes, onde arrecadou o Prémio de Melhor Argumento, o Prémio FIPRESCI e o Prémio do Júri Ecuménico); o cineasta romeno Cristi Puiu, cuja obra constitui uma reflexão sobre os valores morais e as conceptualizações filosóficas; a cineasta alemã Maria Speth, que venceu o Prémio do Júri no Festival de Berlim com o seu último filme Herr Bachmann und seine klasse, em antestreia nesta edição do LEFFEST; e o aclamado realizador Mike Dibb, que apresentará, em estreia mundial, o seu novo documentário Painted With My Hair. Dedicamos também um foco especial ao Teatro com Romeo Castellucci, através da exibição de encenações filmadas e masterclass e um Work in Progress do trabalho de realizador e produtor de Rodrigo Areias.

“Deus morreu e a sua morte foi a vida do mundo”, afirmação de Philipp Mainländer é a premissa do ciclo temático “A Morte de Deus”, com curadoria de Alexey Artamonov, Denis Ruzaev e Ines Branco López. Como se pode dar sentido a este paradoxo aparentemente irresolúvel e impossível — a ideia de Deus estar morto e a vida do mundo, a vida espiritual, em particular, continuar apesar disso?

Na 15ª edição do LEFFEST, retomamos a rúbrica CinemART, uma secção que procura explorar o cinema através da fusão com outras artes. O LEFFEST irá exibir três filmes de Henrique Pina e, em antestreia nacional, Memory Box, o novo filme dos artistas e cineastas Joana Hadjithomas e Khalil Joreige.

Através do Serviço Educativo, uma secção paralela do LEFFEST, especialmente dedicada à comunidade escolar e ao público sénior, o festival assume a sua importância e responsabilidade na formação e desenvolvimento do público infantil e juvenil, em colaboração com a C. M. Sintra. Este programa especial de fruição, reflexão e discussão do cinema, é pensado de forma a estimular o gosto artístico e o pensamento crítico e encorajar a participação activa na comunidade.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados