Leopardo Filmes adquire 20 filmes de Éric Rohmer
Éric Rohmer, nascido Jean-Marie Maurice Schérer em 21 de Março de 1920, em Tulle, França, faria 100 anos no próximo sábado.
A Leopardo Filmes, que ao longo de vários anos foi distribuindo os filmes que o cineasta estreava, até ao derradeiro Os Amores de Astrea e de Celandon (2007 — Rohmer morreu a 11 de Janeiro de 2010), que editou em dvd, entre outros, as duas séries de obras filmadas entre os anos 60 e 80, “Seis Contos Morais” e “Comédias e Provérbios”, há alguns anos esgotadas, acaba de adquirir 20 filmes restaurados do realizador francês, que estreará em sala e editará posteriormente em dvd, neste ano de celebração do seu centenário. E que vão da primeira longa-metragem, O Signo do Leão (1962) aos filmes dos “contos das quatro estações”, os “contos morais”, as “comédias e provérbios”, e ainda pérolas como A Marquesa de O (1976), que adapta a novela de Kleist, ou Perceval Le Gallois (1978), entre outros.
Embora tenha começado a filmar ligeiramente mais tarde que eles, Rohmer era uma espécie de “irmão mais velho” entre os realizadores da nouvelle vague [Jean Douchet, que em Novembro último nos deixou, contava que ele, Godard — que ainda não tinha completado os 20 anos nessa altura —, Rivette e Domarchi costumavam encontrar-se, já no início dos anos 50, na “chambrette d’hotel” de Rohmer, frente à Sorbonne, onde passavam horas a conversar]. Atraído pela literatura, foi primeiro professor e escritor, nos anos 50 passou a frequentar o meio cinéfilo, tal como o seu amigo Douchet, entre os cineclubes e as revistas de cinema, onde se reuniria o núcleo que mais tarde criou os Cahiers du Cinéma, que Rohmer chegou a dirigir. É quando deixa a direcção dos Cahiers, a partir de 1963, que vai começar uma carreira ininterrupta dedicada ao cinema, com a série Contos Morais, rodados entre 1963 e 1972, a partir de um livro que escrevera mas na altura ainda não publicara (em Portugal está editado pela Cotovia), onde se incluem alguns dos seus filmes mais célebres, como A Minha Noite em Casa de Maud (1969), o filme que chamou verdadeiramente a atenção do público para o seu cinema, e O Joelho de Claire (1970).
A sua obra varia entre o clássico e o moderno, a literatura e o cinema, e explora as contradições entre a moral e o desejo (não, não é nem a vida de Rohmer, nem aquilo que ele pensa. Se há cineasta que sempre cultivou a dissociação entre autor e obra, foi Éric Rohmer, que aformava: “As coisas que as personagens dos meus filmes dizem são elas que dizem, não sou eu.”). Sempre aberto aos pormenores inesperados, que incorpora nos seus filmes (há um filme de André Labarthe sobre o cineasta, Eric Rohmer – Preuves à l’appui, onde Rohmer fala do papel do acaso, que achava de extrema importância), nunca deixou também de experimentar, “oferecendo um verdadeiro espaço de luz a actores e actrizes que muitas vezes revelou: Françoise Fabian, Fabrice Luchini, Pascale Ogier, Marie Rivière, Arielle Dombasle…”, como escreveu Gabriella Trujillo no catálogo da retrospectiva integral que a Cinemateca Francesa lhe dedicou em 2019.
Na altura do seu desaparecimento, no Público, Luís Miguel Oliveira chamava-lhe «Cineasta da palavra, esteta dos sentimentos, “um cineasta excepcional”, [cuja] obra é “um tratado [sobre a natureza humana]. Indispensável e inimitável.”
É a quase totalidade desta obra, “indispensável e inimitável”, que os espectadores portugueses poderão (re)visitar neste ano do centenário de Éric Rohmer, em novas cópias digitais restauradas.
Lista de filmes. Cópias digitais restauradas:
Le Signe Du Lion / O Signo Do Leão (1962) – Éric Rohmer
La Collectioneuse / A Coleccionadora (1967) – Éric Rohmer
Ma Nuit Chez Maud / A Minha Noite Em Casa De Maude (1969) – Éric Rohmer
Le Genou De Claire / O Joelho De Claire (1970) – Éric Rohmer
L’amour L’après-Midi / O Amor Às 3 Da Tarde (1972) – Éric Rohmer
Die Marquise Von O / A Marquesa De O (1976) – Éric Rohmer
Perceval Le Gallois / Perceval, O Galês (1978) – Éric Rohmer
La Femme De L’aviateur / A Mulher Do Aviador (1981) – Éric Rohmer
Le Beau Mariage / O Bom Casamento (1982) – Éric Rohmer
Pauline À La Plage / Paulina Na Praia (1983) – Éric Rohmer
Les Nuits De La Pleine Lune / Noites De Lua Cheia (1984) – Éric Rohmer
Le Rayon Vert / O Raio Verde (1986) – Éric Rohmer
L’ami De Mon Amie / O Amigo Da Minha Amiga (1987) – Éric Rohmer
Conte De Printemps / Conto Da Primavera (1990) – Éric Rohmer
Conte D’hiver / Conto De Inverno (1992) – Éric Rohmer
Conte D’eté / Conto De Verão (1996) – Éric Rohmer
Conte D’automne / Conto De Outono (1998) – Éric Rohmer
4 Aventures De Reinette Et Mirabelle / 4 Aventuras De Reinette E Mirabelle(1987) – Éric Rohmer
L’arbre, Le Maire Et La Médiathéque / A Árvore, O Presidente E A Mediateca (1993) – Éric Rohmer
Les Rendez-Vous De Paris / Os Encontros De Paris (1995) – Éric Rohmer