Documentário “Meu Caro Amigo Chico”, de Joana Barra Vaz, pode ser visto de forma gratuita
O documentário “Meu Caro Amigo Chico” (2012), da autoria de Joana Barra Vaz, estará disponível online entre os dias 25 de abril e 1 de Maio de 2020. Será um streaming gratuito, sem fins lucrativos e a exibição “é cortesia dos autores do filme, da equipa artística e técnica e de todos os que, generosamente, tornaram este filme possível.”
“Na impossibilidade desse encontro, propomos uma celebração da liberdade e da democracia, no conforto do vosso lar, através da música e da história de dois países para sempre enlaçados, Brasil e Portugal. Ainda que as ruas estejam desertas, com as atuais restrições e distanciamento, o pensamento é pleno e a união sentida.”, pode ler-se no site de Joana Barra Vaz onde se pode ver o filme.
”Meu Caro Amigo Chico” surge como que uma carta, escrita em forma de documentário, como resposta à canção “Tanto Mar” de Chico Buarque. Traça-se um retrato de Portugal e do panorama musical que se vive, através das canções e testemunhos de vários músicos portugueses. Estreou em 2012 no Indie Lisboa, nesse mesmo ano foi seleccionado pelo público para competição na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, foi exibido no Muvi em 2014 e mais recentemente no Festival Atlântico da Philharmonie du Luxembourg, que decorreu em 2018.
Joana Barra Vaz é argumentista, realizadora e compositora. Sempre se dividiu em inúmeros projectos relacionados com música e a sua estreia em disco remota para o ano de 2012. Cativou ainda mais a atenção do público após ter participado no último RTP Festival da Canção, a convite de Francisca Cortesão e de Afonso Cabral, com a canção ”Anda Estragar-me os Planos”.
Este documentário conta com a participação de António Zambujo, Bernardo Barata, Chico Buarque, Couple Coffee, Feromona, Foge Foge Bandido, João Afonso, José de Castro, José Eduardo Agualusa, JP Simões, Manel Cruz, Márcia, Miguel Araújo, Nuno Prata, Nuno Rafael, Os Quais, Peixe, Real Combo Lisbonense, Roda de Choro de Lisboa, Sérgio Costa, Sérgio Godinho, Zelig, entre outros.