Festival de Cinema de Berlim cria neutralidade de género nos prémios de interpretação
É um dos festival de cinema mais importantes da Europa e do mundo e terá novas regras.
O Festival Internacional de Cinema de Berlim, também conhecido como Berlinale, e que acontecerá de 11 a 21 de Fevereiro de 202, revelou várias novidades sobre a 71.ª edição do evento.
Uma das novidades será o facto do festival ter uma vertente presencial e digital. O evento terá também ajustes na programação e na estrutura, adaptando-se assim ao contexto da Covid-19. Outra novidade é a mudança na distinção dos prémios de interpretação entre homens e mulheres. Pela primeira vez, o festival alemão atribuirá estes prémios de forma neutra em termos de género; por exemplo: em vez do prémio de Melhor Actor e do prémio de Melhor Actriz, serão entregues o “Urso de Prata para Melhor Interpretação Principal” e o “Urso de Prata para Melhor Interpretação Secundária”.
Mariette Rissenbeek e Carlo Chatrian, directores do festival alemão, acreditam que “não separar os prémios na área de interpretação, de acordo com o género, é um sinal para uma consciência mais sensível ao género na indústria cinematográfica”, afirmou a dupla de directores.
Por fim, o prémio Alfred Bauer, primeiro director do Festival de Cinema de Berlim, também será retirado uma vez que foram descobertas ligações de Bauer ao movimento Nazi.