Primeiro documentário autorizado sobre Frank Zappa estreia este mês
O documentário “Zappa” é realizado e escrito por Alex Winter e no trailer pode ouvir-se: “O Frank abarcava tudo. Não se podia dizer que o que ele fazia era rock & roll, porque não era. Seria jazz? Não! Seria música pop? Não! Então o que raio era aquilo? Era Zappa“. O filme tem o cunho da norte-americana Magnolia Pictures, distribuidora especializada em filmes estrangeiros e independentes.
Frank Zappa já foi alvo de muitos filmes mas este é o primeiro com a autorização e apoio da família do artista. Alex Winter teve acesso a entrevistas esquecidas, gravações raras e imagens inéditas. O documentário inclui ainda entrevistas do próprio Zappa, da sua esposa Gail Zappa, de ex-membros dos Mothers of Invention (a banda de Zappa nos anos 1960), dos guitarristas Steve Vai e Mike Keneally, que já trabalharam com o artista, ou ainda de Pamela Des Barres.
“Zappa foi um homem extremamente complicado e brilhante, que tinha tantos difamadores quanto fãs”, disse Alex Winter, em entrevista à revista Rolling Stone norte-americana. O realizador foi ainda mais longe e disse ainda que quando, começou a selecionar material para o filme, descobriu “horas e horas de entrevistas inéditas que Frank armazenou, de diferentes momentos da sua vida (…). Basicamente consegui fazer com que ele narrasse a própria vida. Em alguns casos ele começa uma anedota em 1969, continua o pensamento em 1980 e parece encerrar a mesma história em 1991. Isso permitiu que nós criássemos uma perspectiva caleidoscópica de Frank através do tempo – algo parecido com o que ele fez com a sua música.”
O filme estreia nos EUA a 27 de Novembro.