Nova série de Raoul Peck investiga o colonialismo europeu, da América à África, e expõe o seu impacto na sociedade actual
Da HBO Documentary Films, “Exterminate All The Brutes”, do aclamado cineasta Raoul Peck (“I Am Not Your Negro”, “Sometimes in April” da HBO), é uma série de quatro partes que oferece uma viagem visualmente cativante no tempo até aos momentos mais sombrios da humanidade, oferecendo uma ampla investigação profunda dos aspetos exploradores e genocidas do colonialismo europeu, da América à África, e o seu impacto na sociedade atual — desafiando o público a repensar a própria noção de como a história está a ser escrita.
“Enquanto escritores, criadores, cineastas, não temos escolha a não ser tentar refletir sobre as nossas sociedades e fazer algum tipo de análise delas da melhor maneira que pudermos”, diz Raoul Peck e acrescenta que “como artistas, precisamos de quebrar os limites da nossa arte”.
A série é baseada em três obras de autores e estudiosos — “Exterminate All the Brutes” de Sven Lindqvist, “An Indigenous Peoples’ History of the United States” de Roxanne Dunbar-Ortiz e “Silencing the Past” de Michel-Rolph Trouillot — “Exterminate All The Brutes” revisita e reformula o significado profundo do genocídio dos nativos americanos e da escravidão americana, e as suas implicações fundamentais para o nosso presente.
A série junta um documentário rico e material de arquivo, bem como animação dinâmica e cenas interpretativas com guião, e tem como objetivo contar uma narrativa arrebatadora na qual a história, a vida contemporânea e a ficção estão totalmente interligadas. Peck rompe cuidadosamente as convenções formais e artísticas cinematográficas, combinando livremente conteúdo com e sem guião.
As partes do guião, escritas por Peck, são produzidas ao longo da série e juntas criam um enredo onde a realidade e a ficção estão dramaticamente entrelaçadas numa história de várias camadas. Josh Hartnett (“Pearl Harbor”, “Cercados – Black Hawk Down”) desempenha o papel principal nas partes que têm guião. A série inovadora oferece uma narrativa contrária à história eurocêntrica branca, desde as cruzadas do século 12 até à presidência de Donald Trump.
“Exterminate All The Brutes” estreia a 8 de abril, na HBO Portugal, com dois episódios consecutivos, ficando os dois episódios finais disponíveis a 9 de abril. Esta série é produzida pela Velvet Film. Para além de escrever e realizar a série, Raoul Peck é também produtor executivo, ao lado de Rémi Grellety. Para a HBO, a produtora sénior é Sara Rodriguez, e os produtores executivos são Lisa Heller e Nancy Abraham.