RTP procura projectos de ficção e documentários cinematográficos de realizadores e produtores independentes
A RTP promove uma nova consulta de conteúdos, agora dedicada à vertente cinematográfica, destinada a realizadores e produtores independentes.
A iniciativa enquadra-se nos objetivos estratégicos da RTP, enquanto concessionária do serviço público de televisão, e visa fortalecer o apoio à produção de obras cinematográficas. “É intenção da RTP conhecer os projetos de produção de obras cinematográficas que os produtores independentes e realizadores pretendam produzir e que se enquadrem nas necessidades de programação da RTP.”, pode ler-se num comunicado enviado para a nossa redacção.
A consulta ao mercado decorre entre 19 abril e 3 de junho. Assim, durante este período devem ser apresentados projetos de longas-metragens de ficção e documentários cinematográficos, que se enquadrem nos seguintes objetivos:
- Projetos de produção de obras cinematográficas criativas e/ou originais adequadas aos critérios editoriais dos diferentes serviços de programas da RTP.
- Projetos que reúnam as condições necessárias para serem elegíveis a concorrer ao apoio financeiro do ICA, IP no âmbito dos seguintes programas:
- Programa de Apoio ao Cinema 2º Longas-Metragens de Ficção;
- Programa de Apoio ao Cinema 2º Documentários Cinematográficos;
- Protocolo Luso-Italiano;
- Protocolo Luso-Francês;
- Fundo Luso-Luxemburguês.
- Poderão também ser apresentados projetos que já tenham obtido financiamento no âmbito de programas de apoio ao cinema do ICA, IP.
O regulamento encontra-se disponível no site da RTP.