RTP1 estreia “Começar de Novo”, série sobre refugiados e migrantes obrigados a procurar uma nova vida
Histórias de refugiados e migrantes obrigados a começar de novo.
“Começar de Novo” é uma série documental de Ricardo Espírito Santo que nos leva a conhecer histórias, na primeira pessoa, de refugiados e migrantes de várias nacionalidades, os quais foram obrigados a deixar para trás o seu país e as suas raízes em busca de uma vida digna e com melhores condições.
Através dos seus testemunhos e relatos vamos conhecer todas as situações trágicas que enfrentaram, desde a guerra, a fome, a violência, a dor e a morte. Mas estas são também histórias de resiliência que se comprovam pela sua coragem, força e determinação com que conseguiram reconstruir as suas vidas. Em Portugal encontraram um lar que os acolheu e um país que os trata como iguais, possibilitando-lhes assim começar de novo a vida.
Em cada programa vamos conhecer duas histórias distintas. Na próxima segunda-feira, Sanger Hassan conta-nos como escapou à Guerra do Iraque e como conseguiu começar de novo em Portugal. Também Abdul Rahman, sírio, fala-nos sobre todas as adversidades que viveu nas prisões da Síria, mas nunca perdendo a esperança numa nova oportunidade, a qual alcançou quando chegou a Portugal. Conhecemos ainda a história de Cristian Georgescu, um ativista romeno de etnia cigana que lutou contra as drogas, mas com o apoio da sua família conseguiu recuperar e refazer a sua vida em Portugal. Agora é apontado como um exemplo e encontra-se sempre disponível para ajudar quem precisa. E a história de Sabina Karamehmedovic, que veio para Portugal nos anos 90, obrigada a fugir da Bósnia-Herzegovina durante a guerra. Enfrentou grandes adversidades, mas hoje é uma arquiteta que já conquistou o seu lugar em Portugal.
“Começar de Novo”, de 15 episódios, conta com o apoio do Conselho Português para os Refugiados e da Plataforma de Apoio aos Refugiados. Poderá acompanhar esta série documental a partir de 31 de maio, nas noites de segunda-feira da RTP1.