IEFP recebeu em dois meses 144 mil inscrições de estrangeiros que querem trabalhar em Portugal

por Lusa,    31 Dezembro, 2022
IEFP recebeu em dois meses 144 mil inscrições de estrangeiros que querem trabalhar em Portugal
Fotografia de Guilherme Cunha / Unsplash
PUB

O número trabalhadores estrangeiros que se inscreveram no IEFP nos últimos dois meses a sinalizar a sua disponibilidade para trabalhar em Portugal ascendeu a 144 mil, segundo indicou ontem a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho.

À data de hoje temos 144 mil estrangeiros que se inscreveram nos últimos dois meses [no Instituto do Emprego e da Formação Profissional – IEFP] sinalizando a sua vontade de vir trabalhar para Portugal”, disse a ministra.

Ana Mendes Godinho falava [ontem] numa conferência de imprensa com os ministros da Economia, António Costa Silva, e das Finanças, Fernando Godinho, de balanço da atividade das áreas tuteladas por estes ministérios e perspetivas para 2023.

Em causa está o novo visto de procura de trabalho, criado aquando da alteração da lei da permanência em Portugal, que prevê a possibilidade de os estrangeiros que querem vir trabalhar para Portugal se inscreveram no site do IEFP.

Ana Mendes Godinho adiantou ainda que no âmbito da resposta portuguesa à crise de refugiados da Ucrânia, os últimos dados apontam para a capacidade de integração no mercado de trabalho de 7.100 cidadãos ucranianos.

Em março, foi aprovado um mecanismo simplificado para a obtenção de proteção temporária por parte de refugiados ucranianos, prevendo que os cidadãos que cheguem a Portugal tenham a garantia de ficar em situação regular, sendo-lhes atribuído de forma automática número de identificação fiscal (NIF), número de identificação da Segurança Social (NISS) e número de utente do Serviço Nacional e Saúde (SNS).

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados