Casa da Liberdade – Mário Cesariny acolhe tridente de surrealistas latinos
Entre a passada quarta-feira (dia 21 de Julho) e o próximo dia 18 de Setembro, decorrerá na Casa da Liberdade — Mário Cesariny em Alfama, uma mostra que promove uma evocação ao artista plástico e poeta, Artur do Cruzeiro Seixas.
A tríade artística composta por Ivan Villalobos, Javier Félix e Ivo Bassanti, dois latino-americanos e um português, respectivamente, resultou do desafio de homenagear Cruzeiro por ocasião das celebrações do seu centenário, que já antes se desdobrou com Ante.Visão, na Galeria de Santa Maria Maior, em Lisboa, ou mais recentemente aquando a feira internacional JustMad, realizada no presente mês, no Palácio de Neptuno em Madrid.
“Uma Outra Forma de AR (te) ” resulta também das residências artísticas promovidas pela Perve Galeria — fundida com a Casa da Liberdade — Mário Cesariny e localizada contiguamente à mesma, onde os surrealistas Ivan Villalobos, Javier Félix e Ivo Bassanti, para além de apresentaram trabalhos individuais, privilegiaram igualmente a utilização do formato Cadavre-Exquis, de partilha e distorção imaginária de um espaço pictórico comum — que reporta ao início do movimento surrealista, e que mais tarde foi particularmente apreciado por Cruzeiro Seixas.
Para Carlos Cabral Nunes, diretor artístico e curador da exposição, as obras representadas “tratam-se de acasos magníficos, jorrados por uma fonte viva, única, matéria onde buscamos redescobrir quem somos; e que por fim, a “poesia é aberta ao dealbar do pensamento virginal e lúcido, através do olhar, extinguindo-se na ritualidade do traço, como se de um lago, a desenhar-se por dentro, se tratasse”.
No caso do chileno Ivan Villalobos, há ainda uma exposição individual denominada de “Lenda e Metamorfose Neofigurativa” a ter lugar na Perve Galeria. É a primeira exposição a solo do artista de 46 anos no nosso país. Tal como “Uma Outra Forma de AR (te)”, estende-se até meados de Setembro e tem igualmente curadoria de Carlos Cabral Nunes.
Ambas as mostras têm entrada gratuita e podem ser visualizadas de terça a sábado das 14h às 20h.