Concerto “Cantinho do Zeca” com direcção artística de Agir celebra o génio português de Zeca Afonso
“Ter um papel activo nesta celebração é reconhecer que o Zeca foi um dos maiores impulsionadores da música tradicional portuguesa e que sem ele, muitos dos artistas de hoje em dia não existiriam.”, afirma o artista Agir.
No dia em que passam 92 anos sobre a data do nascimento de Zeca Afonso e no ano em que se assinala meio século de “Cantigas do Maio”, um dos discos mais marcantes da sua obra e da história da música portuguesa, o legado das canções de Zeca Afonso será celebrado num espetáculo único e exclusivo que conta com direção artística do músico Agir e será exibido hoje à noite na RTP1.
O concerto Cantinho do Zeca junta em palco vários artistas para celebrar Zeca Afonso e um dos discos mais marcantes da sua obra. Carolina Deslandes, Cláudia Pascoal, Irma, Joana Alegre, Lura, Marisa Liz, Tatanka e Sara Correia juntam-se a Agir para recriar o legado maior do cantautor, dando-lhes novas vozes, mas mantendo sempre a essência de cada canção intemporal. A partir do Teatro Capitólio, com um cenário especialmente concebido para o efeito e uma autêntica “super banda musical”, é a “geração-filha” de Zeca Afonso que o traz à nossa memória, a partir das 22h00.
O convite da RTP para Agir coordenar artisticamente esta celebração surgiu na sequência do projecto “Cantando Abril”, um especial que fez para a RTP por alturas do 25 de Abril. O músico Agir encontra-se a compor disco novo e recentemente juntou-se a Manuel Oliveira (piano), Guilherme Melo (bateria) e Rodrigo Correia (contrabaixo) para formar EULÁLIA, um projecto com toada jazz que homenageia artistas portugueses icónicos, apresentando um episódio todos os domingos até à saída do seu novo álbum. No canal oficial do artista, já estão disponíveis os episódios que revisitam a música de Rui Veloso, Pedro Abrunhosa, Lena d’ Água, Valter Lobo, Tiago Bettencourt ou Carolina Deslandes.
De referir ainda que antes do concerto especial, a RTP exibe hoje à noite o documentário José Afonso: Traz Outro Amigo Também. Entrevistas gravadas em vários momentos e lugares, actuações ao vivo, reportagens e participações em programas de televisão são a matéria prima das imagens e palavras que contam uma história na primeira pessoa. José Afonso fala-nos de si, das suas canções e de como estas reflectiram as suas ideias. Um trabalho da autoria de Nuno Galopim e Miguel Pimenta com recurso ao arquivo da RTP para ver a partir das 21h00.