“Chelas Nha Kau” selecionado para o maior festival de documentários do mundo
“Chelas nha Kau” (ler crítica) está selecionado para o Festival Internacional de Documentários de Amesterdão (IDFA), o maior festival de documentários do mundo, que acontecerá de 17 de novembro a 28 de novembro. A Bagabaga Studios criou agora uma petição para que quatro pessoas que participaram no filme possam estar presentes na sessão de exibição e debate do filme nos Países Baixos.
“Entrevistas formais e conversas informais lado a lado com performances, momentos de descontração e testemunhos dolorosos, um olhar sobre a arquitectura da cidade e sobre a expressão musical que vibra nestes jovens de Chelas. É um exercício polifónico cuja montagem alcança um raro equilíbrio: directo, intrigante, divertido e emocionalmente impactante.”
Tiago Mendes (na crítica ao filme, na Comunidade Cultura e Arte)
O que significa ser jovem na Zona J? “Chelas nha Kau” nasce da vontade de um grupo de amigos contar a sua história e a do bairro onde vive. É um documentário colectivo produzido pela cooperativa de criação multimédia Bagabaga Studios e pelo grupo de jovens da Zona J Bataclan 1950. “Juntos, gravámos música numa despensa, transformámos parapeitos de janelas em tripé e filmámos com telemóveis universos que uma câmara de vídeo profissional dificilmente conseguiria captar.”, pode ler-se na petição.
“Vamos mesmo conseguir fazer um filme desses como se vêem no cinema?” Em 2016, quando começaram as primeiras gravações, “ninguém podia, na verdade, responder a esta pergunta. Hoje, sabemos que a resposta é “sim, vamos conseguir”. “Chelas nha Kau” estreou em 2020 no DocLisboa e acabou de ser selecionado para o International Documentary Filmfestival Amsterdam (IDFA), o maior festival de documentários do mundo, que se realizará entre 17 e 28 de Novembro de 2021.”, pode ler-se ainda.
A Bagabaga Studios e o Bataclan 1950 precisaram de angariar 1124€, num período de 20 dias, para estarem presentes na sessão de exibição e debate de “Chelas nha Kau” no Festival Internacional de Documentários de Amsterdão (IDFA). Até ao momento já conseguiram angariar 188€. Quem contribuir, receberá ainda um poster e um postal do filme.