Lisboa recebe Festival Olhares do Mediterrâneo, dedicado ao cinema feminino
A 8ª edição do Festival Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival, o primeiro e mais antigo festival de cinema no feminino em Portugal, trará ao público lisboeta 45 filmes. Serão longas-metragens, curtas, documentários e filmes de animação de 19 países diferentes, a maioria em estreia nacional e cinco em estreia mundial. O festival decorre de 10 a 14 de novembro em Lisboa, no Cinema São Jorge.
O festival é um projeto do grupo Olhares do Mediterrâneo e do CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia). A missão é a de exibir filmes feitos por mulheres oriundas dos países mediterrânicos, ou que trabalhem neles. Uma visão do mundo a partir do Mediterrâneo, através do olhar das mulheres. A programação caracteriza-se por uma variedade de obras cujas protagonistas questionam e desafiam a realidade à sua volta, sem se reduzirem à condição que a sociedade lhes impõe.
Realizadoras portuguesas marcarão presença em todas as secções do festival. Na Competição Geral Longas, Joana Craveiro estreia-se como realizadora de cinema com “Elas Também Estiveram Lá”. Na Competição Geral Curtas, são apresentados “O Ofício da Ilusão” de Cláudia Varejão, “A Raiz da Margem” de Sílvia Coelho e Paulo Raposo, “Poéticas do Canto Polifónico” de Maria do Rosário Pestana, e “A Menina Parada” de Joana Toste. Nas secções paralelas, temos ainda as curtas “Nha Mila” de Denise Fernandes, e “Flor de Estufa” de Laís Andrade. Todas as obras portuguesas serão apresentadas em sala pelas suas realizadoras.
Para além das sessões de cinema, o Olhares do Mediterrâneo apresenta ainda uma série de atividades que incluem mesas redondas, masterclasses, workshops para adultos e crianças, sessões para famílias e visitas escolares. A 11 de Novembro, Sam Lahoud, diretor do Beirut Women Film Festival, apresenta a masterclass “Creative Storytelling in the Modern Era”, sobre os desafios de contar histórias na era digital. No sábado 13 de Novembro, Rodrigo Lacerda (CRIA/NOVA-FCSH) dinamiza um workshop para professores sobre o uso do cinema como instrumento para melhorar a perceção do “outro” nos alunos do ensino secundário. O domingo, 14 de Novembro, é o dia dedicado aos mais pequenos. Pais e filhos (dos 4 aos 7 anos) podem participar no atelier de cinema “Olhares em Pequenino – Desenhos Parados, Desenhos Agitados”. Todas as atividades paralelas, à exceção do workshop para professores e do atelier “Olhares em Pequenino”, são de acesso gratuito, mediante o número de lugares disponíveis.
Para mais informações, visite a página do festival.