FLAD abre candidaturas para três bolsas destinadas a artistas
A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) continua o seu caminho de apoio à comunidade artística, apostando na criação de oportunidades para que os artistas possam continuar a desenvolver a sua arte. Estão abertas as candidaturas para as seguintes bolsas:
Bolsas para Residências Artísticas nos EUA em 2022
As Bolsas para Residências Artísticas nos EUA em 2022 são uma excelente oportunidade para jovens artistas desenvolverem o seu trabalho em instituições norte-americanas de qualidade.
Podem candidatar-se a este apoio os artistas de nacionalidade portuguesa, ou artistas estrangeiros residentes em Portugal há mais de cinco anos. As residências artísticas serão realizadas nos EUA, até um máximo de 3 meses, mediante a apresentação de um projeto pelos candidatos, nas áreas de fotografia, jazz, literatura e artes visuais. Áreas: Fotografia, Jazz, Literatura e Artes Visuais.
Apoios: Até um máximo de 1200 euros/semana, por um máximo de até três meses. Candidaturas: até 15 de dezembro.
Mais informação aqui.
Bolsa de Aperfeiçoamento Artístico
A nova Bolsa de Aperfeiçoamento Artístico destina-se a artistas de nacionalidade portuguesa, ou estrangeiros residentes em Portugal há mais de 5 anos, na área do Cinema e Fotografia. Este apoio vai permitir aos artistas destas duas áreas realizar uma formação de excelência numa instituição norte-americana durante um máximo de 9 meses, em 2022.
Áreas: Cinema, Fotografia.
Apoio: Até 3000 euros/mês, por um máximo de até 9 meses.
Candidaturas: Até 6 de janeiro de 2022.
Mais informação aqui.
Residências Artísticas FLAD/AiR351
O AiR 351 é um programa independente de residências internacionais de artes visuais localizado em Cascais, na região de Lisboa. A sua equipa trabalha individualmente com cada residente num ambiente de apoio, prestando assistência curatorial e técnica numa base regular. Através de parcerias institucionais, as atividades da AiR 351 normalmente englobam uma variedade de contextos como museus, coleções de arte e escolas de arte.
Esta iniciativa AiR 351, com o apoio da FLAD, tem duas bolsas destinadas a artistas e curadores norte-americanos e abrangem um período de 4 meses no decorrer do ano de 2022 (datas exatas a fixar entre o AiR 351 e o candidato). Podem candidatar-se Artistas e curadores sediados nos Estados Unidos em qualquer fase de prática artística.
Apoio: 1.150 euros por um período total de 4 meses. Os beneficiários estão isentos de pagar taxas de residência à AiR 351, uma vez que estas são apoiadas pela FLAD.
Candidaturas: Até 20 de dezembro.
Mais informação aqui.
Conteúdo patrocinado por Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).