Doclisboa leva aos cinemas “918 Noites”. Documentário sobre detenção e encarceramento da realizadora basca Arantza Santesteban
O Doclisboa, em parceria com o Cinema Ideal, volta a apresentar o 6.doc – o Doclisboa no Cinema Ideal, em que ao longo dos próximos meses irá estrear nos cinemas filmes da última edição do festival.
Entre Fevereiro e Julho, o 6.doc traz a proposta de um filme por mês, durante uma semana. As sessões terão também uma apresentação posterior em Abril e Julho, no Porto (no Cinema Passos Manuel), enquadrados no programa Há Filmes na Baixa!, em colaboração com o festival Porto/Post/Doc.
De 17 a 23 de Fevereiro, será possível assistir a “918 Noites“, de Arantza Santesteban, um poderoso ensaio político de memórias e reflexões sobre a experiência pessoal da detenção e encarceramento da realizadora basca durante 918 noites. O filme foi o vencedor do Grande Prémio Cidade de Lisboa para Melhor Filme da Competição Internacional do 19º Doclisboa.
A realizadora estará presente na primeira sessão, no fim da qual conversará com o público. Haverá ainda uma sessão especial com apresentação do filme pela médica e activista política Isabel do Carmo na sexta-feira, dia 18.
A programação do mês seguinte será revelada no último dia de cada semana de exibição.