Porto/Post/Doc começa esta semana. Neurodiversidade é o tema central do festival que percorre oito salas do Porto

por Comunidade Cultura e Arte,    15 Novembro, 2022
Porto/Post/Doc começa esta semana. Neurodiversidade é o tema central do festival que percorre oito salas do Porto
“Hallelujah: Leonard Cohen, A Journey, A Song”, de Daniel Geller, Dayna Goldfine
PUB

Filmes sobre Leonard Cohen, The Strokes, Rui Reininho e Clã vão estar no festival Porto/Post/Doc

Arranca esta quarta, dia 16 de novembro, a nona edição do Porto/Post/Doc: Film & Media Festival. A percorrer oito salas da cidade do Porto o evento propõe um olhar sobre algum do mais relevante cinema contemporâneo, assim como a revisita à obra de dois autores fundamentais do cinema húngaro: Márta Mészáros e Miklós Jancsó. A dar nota de arranque, pelas 21h30 desta quarta no Coliseu Porto Ageas, a estreia nacional de Hallelujah: Leonard Cohen, A Journey, A Song, filme de Daniel Geller e Dayna Goldfine sobre a história da intemporal canção de Leonard Cohen. 

Tema central do evento, a Neurodiversidade vai apresentar um ciclo de seis filmes, assim como quatro conversas que abordarão as questões específicas das representações da saúde mental no cinema e o trabalho criativo com, e por, pessoas neurodiversas. Nomes como Martim Sousa TavaresJorge JácomeAdrian Gramary, Hugo Van der Ding ou Jorge Pelicano integram este programa. 

Focado também no cinema de jovens realizadores, o Porto/Post/Doc propõe um destaque à obra da cineasta norte-americana Sierra Pettengill, que toca temas como o funcionamento da violência de estado nos EUA e a política “feita para a televisão” de Ronald Reagan. Ainda na mostra de novo talento, os doze filmes que integram a Competição Cinema Novo, composta por obras produzidas em seio escolar. Com foco no cinema lusófono, a Competição Cinema Falado que mostrará, entre outros, filmes de Mariana Caló Francisco Queimadela, Ery ClaverRicardo LeiteSusana De Sousa Dias Ansgar Schaefer, Inês T. Alves Filipa César Sónia Vaz Borges

Nota especial ainda para as oito longas metragens que integram a competição internacional do certame, num olhar panorâmico sobre questões políticas e sociais que marcam a atualidade, assim como para a secção Transmission, focada nos documentários de música, onde se revisitam os universos dos Clã, de Rui Reininho, o Thriller de Michael Jackson e a história da criação da DFA Records e de bandas como os LCD SoundsystemThe Strokes ou Yeah Yeah Yeahs

A edição 2022 do Porto/Post/Doc contará ainda com uma secção infanto-juvenil (School Trip), com propostas direcionadas a escolas e famílias, assim como as tradicionais sessões de cinema imersivono Planetário e um olhar sobre o novo cinema espanhol, na secção Cinefiesta. 

Toda a programação pode ser consultada em www.portopostdoc.com.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados