Festival Internacional de Documentário de Melgaço organiza curso de verão sobre antropologia visual e cinema

por Comunidade Cultura e Arte,    22 Fevereiro, 2022
Festival Internacional de Documentário de Melgaço organiza curso de verão sobre antropologia visual e cinema
Fotografia de Markus Spiske / Unsplash

A ter lugar entre os dias 1 e 6 de agosto, o Fora de Campo abriu já o seu período de inscrição.

O curso parte de projetos de pesquisa e narrativas digitais e audiovisuais para propor um debate em torno das relações entre a antropologia e o cinema, abrindo espaço para a troca de ideias e o contacto entre o contexto académico, as redes profissionais, as associações científicas e os cineastas. A ter lugar em paralelo ao festival, este curso de verão destina-se a agentes culturais, educadores, documentaristas e curiosos das temáticas das identidades. O curso é coordenado por José da Silva Ribeiro, membro da AO NORTE e ID+. Os preços e programa podem ser consultados em detalhe no website do evento

Com um corpo de orientadores composto por investigadores portugueses e estrangeiros, o Fora de Campo 2022 dará particular atenção a questões relacionadas com as metodologias audiovisuais participativas, destacando o lugar do documentário e da antropologia visual na criação de novos espaços para uma compreensão crítica da realidade, capaz de desconstruir discursos hegemonicamente textualizados pelos processos de colonização. Em discussão estarão ainda os processos de aproximação a comunidades e o lugar das práticas artísticas comunitárias na área do cinema, assim como a reflexão sobre a forma como o uso de acervos e arquivos audiovisuais podem abrir novos espaços de compreensão histórica e os pontos de conexão entre os olhares dos antropólogos e dos cineastas. 

O programa formativo do Fora de Campo está organizado em torno de momentos Ponto e Contra-Ponto. No Ponto, os convidados apresentam projetos resultante da sua investigação pessoal ou prática artística, no Contra-Ponto novos convidados questionam, a partir da investigação ou das práticas e experiências que têm, o que foi apresentado. O Fora de Campo integra ainda um dia de programa intensivo, Salto a Melgaço, que inclui a projeção de filmes, visitas guiadas às exposições, ao Museu de Cinema Jean-Loup Passek e ao Espaço Memória e Fronteira, assim como momentos de encontro e convívio. 

Fora de Campo: Programa Resumido

SEG, 1 AGO
Estreia dos documentários realizados na Residência Cinematográfica PLANO FRONTAL

TER, 2 AGO
Metodologias Audiovisuais Participativas

PONTO
. Mariano Baez Landa (CIESAS): Retrospetiva das minhas experiências na produção de vídeos com jovens de duas regiões indígenas do México
. Thor Morales (Connected Stories Hub): Change the Approach, uma reflexão sobre o ideal participativo baseado em experiências de vídeo participativas com comunidades indígenas em África e na América
. Verónica Vazquez Valdez (Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia – México): Fotografia para Investigação Social e Intervenção Comunitária
. Ivan Deance Bravo e Troncoso e Ricardo García Arrañaga (Sistema Nacional de Investigadores do México): Sonomemoria: memória sonora e etnografias de som participativas

CONTRA-PONTO
Convidado em confirmação (Rede de etnografias audiovisuais participativas)
José da Silva Ribeiro (AO NORTE e ID+)

QUA, 3 AGO
Olhar do Antropólogo/ Olhar do Documentarista

PONTO
. Alfonso Palazón Meseguer (Universidade Rei D. Juan Carlos, Madrid):A observação da encenação
. Klaus Schriew e Manuel Nicolas Meseguer (Universidade de Múrcia): Múrcia: no pomar da Europa
. Gonzalo Ballester (European Film College da Dinamarca): Do outro lado do olhar

CONTRA-PONTO
Cornélia Eckert – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil)
Manuela Penafria – Universidade da Beira Interior

QUI, 4 AGO
Projetos em comunidade: Mapeamentos afetivos e recolhas em comunidade

COMUNICAÇÕES
. Manuela Matos Monteiro (MIRA FÓRUM): Mapa Emocional de Miraflor
. Helena Elias – Universidade Nova de Lisboa: Projeto Re(com)figurações
. Olívia Marques da Silva (ESMAD): Interdisciplinaridade Metodológica da Fotografia Documental Contemporânea e a Antropologia Visual: Memória e Lugar

MESA REDONDA
Quem somos os que aqui estamos?
Participantes: Albertino Gonçalves, Álvaro Domingues, Daniel Maciel e João Gigante

SEX, 5 AGO 
Arquivos fílmicos, memórias e autoetnografia

PONTO
. Paulo Ferreira da Costa – Museu Nacional de Etnologia
. Renato Athias – Universidade Federal de Pernambuco
. Mina Rad – Festival International du Film Documentaire Après Varan

CONTRA-PONTO
Rodrigo Lacerda – CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia
José da Silva Ribeiro – AO NORTE e ID+

SAB e DOM, 6 e 7 AGO 
Salto a Melgaço

Nos anos sessenta, milhares de portugueses emigraram para França “a salto”, assim se chamava a viagem clandestina dos que procuravam um novo destino. Nos dias 6 e 7 propomos, não uma viagem acidentada como a dessa época, mas composta por um programa intensivo com projecção de filmes, visita ao Museu Jean-Loup Passek e ao Espaço Memória e Fronteira, assim como momentos de encontro e convívio. 

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