Editora literária portuguesa Assírio & Alvim lança chancela no Brasil
Hoje, Dia Mundial da Poesia, a Assírio & Alvim anuncia o lançamento desta chancela no Brasil, como parte de uma série de ações que visam comemorar os seus cinquenta anos de atividade editorial, que se assinalam a 10 de novembro.
Detentora de um catálogo com mais de mil títulos publicados, a Assírio & Alvim, chancela do Grupo Porto Editora, edita um grande número dos maiores nomes da literatura portuguesa e reúne obras de referência transversais a diferentes géneros: da ficção ao ensaio, da literatura infantil às artes plásticas, tendo desde sempre privilegiado a poesia como força motora do seu projeto. Neste ano especial em que comemora 50 anos, as edições previstas serão acompanhadas de um selo comemorativo.
A pautar o ano de comemorações, marcado por acontecimentos editoriais de grande fôlego, de que é exemplo a publicação, pela primeira vez em Portugal, da poesia completa de Paul Celan, a editora expande-se até ao outro lado do Atlântico. Resultado de uma parceria com a Autores e Ideias Editora, de Thales Guaracy, ex-diretor editorial da Editora Saraiva, a Assírio & Alvim Brasil estrear-se-á com dois títulos: Sobre a Arte Literária, coletânea de textos de Fernando Pessoa da coleção Pessoa Breve, com edição de Fernando Cabral Martins e Richard Zenith, e Inferno, de Pedro Eiras, o primeiro volume de um tríptico inspirado na obra de Dante Alighieri, Prémio Literário António Cabral e única obra de poesia finalista do Prémio Oceanos 2021. Estes livros ficarão disponíveis no mercado brasileiro, muito em breve.
“Num projeto de continuidade da editora portuguesa, mas também de total independência, a sua congénere brasileira pretende editar, independentemente do género literário, grandes livros e autores das literaturas portuguesa, brasileira e do resto do mundo, procurando sublinhar a importância capital da poesia.”, pode ler-se num comunicado enviado para a nossa redação.
No mesmo comunicado, o diretor editorial Vasco David refere, a propósito da criação da Assírio & Alvim Brasil, que “o lançamento do selo Assírio & Alvim no Brasil é uma notícia que nos enche de orgulho. Há muitos anos que sentíamos um grande interesse proveniente do Brasil por aquilo que íamos fazendo cá. Isto foi-se manifestando de diversas maneiras, por exemplo através do número de visitantes brasileiros no nosso site, pela participação de leitores brasileiros nas nossas redes sociais, pela quantidade significativa de e-mails perguntando como adquirir algum livro nosso no Brasil, pelo número de autores brasileiros que nos enviam originais ou propostas de publicação.”, o director da da editora diz ainda no mesmo texto que “A Assírio & Alvim Brasil será uma editora independente, gerida por pessoas que trabalham na edição há muitos anos e conhecem muito bem o mercado do nosso país irmão. Consequentemente terá plena autonomia editorial, apostando em alguns livros publicados por nós em Portugal, sim, mas fazendo as suas próprias apostas locais, nomeadamente em torno da poesia brasileira, num movimento que em determinados momentos poderá ter expressão nos dois lados do Atlântico. Lá como cá, a grande aposta será feita em torno da palavra poética, nos mesmos termos que pautaram estes 50 anos de vida da Assírio & Alvim: rigor, sobriedade, qualidade e amor pela poesia”, acrescenta o responsável.