Candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027 abre nova convocatória para projetos artísticos
Braga é uma das quatro cidades portuguesas que passaram à fase final do processo de candidatura a Capital Europeia da Cultura e que preparam agora o seu Dossier de Candidatura final. Caso a cidade seja recomendada para receber o título, os projetos selecionados serão implementados como parte do programa oficial da Capital Europeia da Cultura 2027.
A Braga’27, o projeto de candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura em 2027, abriu uma nova convocatória com o objetivo receber propostas de projetos que possam ser incluídos no programa artístico e cultural do seu Dossier de Candidatura.
A convocatória é dirigida a operadores culturais, instituições e artistas das regiões Norte de Portugal e Galiza, e estará a decorrer entre os dias 1 e 30 de junho, através do formulário disponível aqui.
Caso a cidade seja recomendada para receber o título, os projetos selecionados serão implementados como parte do programa oficial da Capital Europeia da Cultura 2027.
As propostas devem estar enquadradas no conceito da candidatura de Braga – Time for Contemplaction (Tempo de Contemplação) – e estar alinhadas com a sua visão e programa artístico.
A Comissão Europeia estipulou que, em 2027, uma cidade em Portugal e outra na Letónia serão Capitais Europeias da Cultura. Foram 12 as cidades portuguesas que em novembro do ano passado submeteram o seu Dossier de Candidatura. Após análise dos dossiers e das audiências das delegações de cada cidade, o júri internacional divulgou, no dia 11 de março, que Braga, Aveiro, Évora e Ponta Delgada são as cidades escolhidas para passarem à fase final. A decisão de qual será a cidade portuguesa a acolher o título será divulgada em dezembro de 2022. Na Letónia o processo de decisão já terminou e a cidade que irá receber o título será Liepāja.