Estudo. Primeiro dia de NOS Primavera Sound com 76% do público a participar pela primeira vez
O regresso do NOS Primavera Sound não deixou ninguém indiferente. A lotação completa para o primeiro dia e os passes há muito esgotados eram já indicadores da vontade do público em participar no festival.
Os números do primeiro dia (9 de junho) do estudo que está a ser realizado no recinto confirmam: o regresso do NOS Primavera Sound está a entusiasmar não só o público que já conhecia o evento, mas também muitos novos visitantes, revela o “Estudo de Públicos e de impacto económico na cidade do Porto do NOS Primavera Sound 2022”, do ISAG – European Business School e Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa (CICET-FCVC).
Segundo os dados do estudo de caracterização sociodemográfica do público e impacto económico para a cidade do Porto, conduzido pelo ISAG – European Business School e pelo Centro de Investigação em Ciências Empresarias e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa (CICET-FCVC), destaca-se que:
Mais de 76% do público do primeiro dia do NOS Primavera Sound participou pela primeira vez no festival. Contudo, cerca de 10% dos visitantes são “recordistas” no festival – participaram em todas as edições desde 2012.
A localização no Parque da Cidade continua a ser um dos grandes destaques e foi o motivo que mais atraiu os festivaleiros ao primeiro dia (grau de importância de 4,3, de 1 a 5).
A “reputação do festival” (4,2 no grau de importância), as bandas “cabeça de cartaz” (4,2) e a possibilidade de “descobrir novas bandas” (3,9) são verdadeiras marcas distintivas do festival que continuam a atrair o público.
Também a “socialização”, que esteve condicionada durante três anos, foi apontada como uma razão forte para a presença dos festivaleiros (4,1).
Cerca de 50% dos inquiridos no primeiro dia tinham adquirido passe para assistir aos 3 dias de concertos, provando o interesse nesta edição.
Perspetivando a “época de festivais”, 53% dos festivaleiros indicaram que, este ano, contam ir a mais de 2 eventos.
No primeiro dia, 35,1% do público inquirido era de nacionalidade estrangeira, com Espanha, Reino Unido, Alemanha, França, Itália e ainda Brasil entre as nacionalidades mais representadas. Os visitantes internacionais ou de fora da Área Metropolitana do Porto que iam pernoitar na Invicta indicaram ficar hospedados num Hotel ou Alojamento local (31,9%, em cada um dos casos). Ficar em casa de amigos era opção para 19,3%.
A passagem pela cidade do Porto, a propósito do NOS Primavera Sound, ia também ser motivo para os festivaleiros fazerem algumas atividades turísticas complementares, em especial, para visitar o património (45,8%) e aproveitar a animação noturna (33,7%).
Neste primeiro dia, o público feminino predominou (53,2%), assim como os solteiros (76,9%). A média de idades situou-se nos 30 anos.
Ficha Técnica do Estudo:
Título: Estudo de Públicos e de impacto económico na cidade do Porto do NOS Primavera Sound 2022.
Objetivos gerais: Caraterização do público e de impacto económico do NOS Primavera Sound 2022 numa dupla perspetiva: durante e após evento.
Entidade Responsável: ISAG – European Business School e Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa (CICET-FCVC)
Amostra: 359 inquiridos (9 de junho), com um intervalo de confiança de 95% e um erro amostral de 5%, pelo que as amostras recolhidas são representativas da população em estudo.