“Recreio”, de Laura Wandel, estreia nos cinemas. Filme mostra as micro-sociedades da escola e em especial nos recreios
“Recreio” tem estreia nas salas de cinema nacionais a 23 de Junho.
Este novo filme propõe um mergulho imersivo, à altura das crianças, no mundo da escola. Nora, de 7 anos, e o seu irmão mais velho Abel regressam à escola. Quando Nora vê Abel a ser intimidado por outras crianças, apressa-se a protegê-lo alertando o pai. Mas Abel obriga-a a guardar segredo. Tomada por um conflito de lealdade, Nora acabará por tentar encontrar o seu lugar, dividida entre os mundos das crianças e dos adultos.
Questionada sobre o tema do filme, a Laura Wandel explica: “Escolhi a escola, e principalmente o recreio, porque é uma micro-sociedade. Na escola, há a questão da integração. Observei recreios ao longo de vários meses antes de fazer o filme e apercebi-me de que há uma noção de territorialidade. Num recreio, cada um tenta ocupar o seu lugar. A infância é a época das primeiras descobertas, quando a vida e as relações são vividas de uma forma muito intensa. É neste período que se desenha e se constrói a nossa paisagem interior. O início da escola influencia essa paisagem, o que muitas vezes virá determinar a nossa visão do mundo na idade adulta. Além de se aprender a ler e a escrever, é sobretudo a relação com os outros que se explora”, afirma a realizadora.
A primeira longa-metragem da realizadora, apresentada na secção Un Certain Regard do Festival de Cannes 2021, causou grande impacto mediático, posicionando a Laura Wandel como um talento emergente no panorama do cinema independente europeu. O filme foi apresentado em vários festivais internacionais e escolhido para representar a Bélgica na corrida ao Óscar de Melhor Filme Internacional.