Rua Sésamo. Quando a maior escola da televisão chegou a Portugal
Em novembro de 1989 chegava a Portugal a Rua Sésamo, um formato televisivo nascido nos Estados Unidos, 20 anos antes, que mostrou ao mundo que a televisão podia educar e divertir ao mesmo tempo, sem nunca menosprezar o seu público nem perder a irreverência.
O Poupas, o Ferrão, o Egas e o Becas ou o Monstro das Bolachas entraram imediatamente no imaginário coletivo de uma geração e foi nesta rua, inspirada no Jardim da Parada em Lisboa, que milhares de portugueses tiveram o primeiro contacto com nomes incontornáveis da ficção nacional, como o Vítor Norte ou a Alexandra Lencastre (embora nessa altura, fossem apenas o André e a Guiomar).
Mas apesar da boa disposição, nada na Rua Sésamo era deixado ao acaso.
Aquilo que chegava aos televisores de forma leve e descontraída era o resultado de um complexo trabalho de pesquisa de uma equipa de profissionais das mais variadas áreas que trabalharam em conjunto para garantir que os objetivos educativos do programa eram plenamente cumpridos, sempre com a inclusão, a diversidade e a promoção da língua e cultura portuguesas em mente.
Neste vídeo vamos viajar até à Rua Sésamo e saber mais sobre as suas origens, nos conturbados anos 60 nos Estados Unidos, até à chegada definitiva a Portugal, no final dos anos 80.