Compositora e violoncelista Julia Kent e o artista visual Antoine Schmitt actuam no Teatro Viriato
A compositora e violoncelista Julia Kent e o artista visual Antoine Schmitt atuam no Teatro Viriato, no dia 29 de outubro, num concerto único em Portugal em 2022. Um espetáculo que conta com curadoria da Associação Pausa Possível | Jardins Efémeros.
Julia Kent é compositora e violoncelista que recorre à eletrónica processada e samples, para a evocação de paisagens surrealistas, deambulando entre o assombro e a contemplação, a intimidade quase silenciosa e a expansividade de intensa cinematografia.
Compondo também para cinema, televisão, teatro e dança, Julia Kent tem cinco discos editados, e é presença assídua em festivais internacionais prestigiados, como o Primavera Sound, Mutek, Meltdown e Unsound. No seu trabalho destacamos as críticas especializadas em jornais como The Guardian e BBC 6 Music, entre outros.
Podemos contar com um concerto inédito e único em Portugal, onde teremos a oportunidade de conhecer o seu mais recente álbum, “Temporal”, editado pela Leaf.
No Teatro Viriato, Julia Kent é acompanhada pela arte do premiado artista visual, Antoine Schmitt, que cria obras na forma de objetos, instalações esite-specific para abordar o processo de movimento em todas as suas modalidades e questionar as suas problemáticas conceituais intrínsecas, plásticas, filosóficas ou de natureza social. Originalmente um engenheiro de programação na área de relações computacionais e humanas e inteligência artificial, coloca no centro da sua expressão o programa, um material artístico contemporâneo e único pela sua qualidade ativa na sua criação, podendo assim revelar e manipular as forças em jogo.
Com um repertório de vários campos artísticos, colaborou com artistas como Franck Vigroux, Atau Tanka, Don Dino, Matthew Bourne, entre outros. O seu trabalho é premiado e apresentado em festivais internacionais: transmediale (Berlin, 2007), ars Electronica (2009), UNESCO International Festival of Video-Dance (2002), etc.
Neste concerto, Antoine Schmitt traz-nos o vídeo generativo e interativo, “Origin”, criado para a compositora Julia Kent, para que possa tocá-lo enquanto se apresenta. Gerado ao vivo por um algoritmo programado sensível às dimensões espectrais dos sons produzidos pela compositora, “Origin” é um programa com comportamento próprio, de formas diferentes e subtis. Inspirado na dinâmica dos buracos negros, nos seus limites e na origem do universo, onde forças poderosas que acontecem aqui e agora, como a própria música, geram formas complexas, delicadas e estáveis.
Os bilhetes já se encontram à venda na bilheteira, no site do Teatro Viriato e na BOL.