Paulo Portas e Susana Peralta apresentam em Lisboa o livro “As Guerras do Trigo”, do historiador Scott Reynolds Nelson
“As Guerras do Trigo”, de Scott Reynolds Nelson, é uma edição Livros Zigurate.
Todos temos consciência da importância geopolítica do petróleo. Por causa do chamado ouro negro desencadeiam-se conflitos armados e há países postos a ferro e fogo. Mas há um outro bem essencial capaz de alterar a ordem geopolítica do mundo: o trigo. Ou de um modo mais amplo os cereais.
As rotas do trigo são mais antigas do que a palavra escrita e sempre que foram bloqueadas ou redirecionadas resultiram em guerras, revoluções e levantamentos populares. Reis, rainhas aristocratas, sultões e czares edificaram o seu poder com base nos cereais.
“A guerra de Putin contra a Ucrânia veio apenas revelar o mais recente capítulo da utilização dos cereais como arma de guerra. Uma história que Scott Reynolds Nelson conta de forma eloquente em “As Guerras do Trigo – Uma História geopolítica dos cereais”, quase como um livro de aventuras”, pode ler-se num comunicado da editora a que a Comunidade Cultura e Arte teve acesso.
Este sábado, 26 de Novembro pelas 17h, Paulo Portas e Susana Peralta apresentam a obra numa sessão de lançamento no Âmbito Cultural do El Corte Inglés, em Lisboa, onde se falará, justamente, da “importância trágica dos cereais como arma de guerra”, lê-se no mesmo texto.
Susana Peralta lerá o livro na sua perspectiva de economista, Paulo Portas abordará a obra a partir de um ponto de vista geopolítico. O autor, o historiador Scott Reynolds Nelson, fará uma intervenção à distância por meios digitais.
Esta iniciativa é de entrada livre.