Assírio & Alvim expande coleção de obras de Ruy Belo com a publicação de “Toda a Terra”
Edição assinala o 90.º aniversário de nascimento do autor.
“Toda a Terra” pode ser lido como uma síntese do percurso de Ruy Belo na poesia portuguesa: aqui, estão manifestos os seus motivos recorrentes — o sentimento de exílio, o mar, a experiência religiosa — impressos em poemas longos, de grande fôlego, que percorrem uma biografia entre as geografias que organizam tematicamente o livro: “Areias de Portugal” e “Terras de Espanha”. Nas palavras de Luís Adriano Carlos, prefaciador deste título: “A meu ver, a característica fundamental do poeta, impressiva no presente livro, é a sua capacidade de dominar a arte e a voz da poesia através de um verso de arte maior, exponencial e magistral, o verso livre que em Portugal atingira o seu auge com Álvaro de Campos e que ele sem dúvida transpõe para outra dimensão.“
Dado à estampa em 1976, “Toda a Terra” é o oitavo dos nove livros de poemas que Ruy Belo publicou em cerca de década e meia, com início em 1961, quando o poeta tinha 28 anos de idade. Trata-se do 13.º título da coleção da Assírio & Alvim que lhe é exclusivamente dedicada. Edição assinala o 90.º aniversário de nascimento do autor, a 27 de fevereiro.
«A força e a energia do verso enquanto voz emotiva de um sujeito que é a materialização de uma historicidade constitui a faceta estética da poesia. Isto significa que a linguagem ganha uma extrema sensibilidade que muitas vezes nos comove, em virtude de a poesia ser o modo como a linguagem aborda os grandes problemas da existência. Ruy Belo distingue-se com esplendor nesse ângulo superior da criação poética, em virtude de a sua linguagem ser surpreendente mesmo quando já nos é familiar.»
Excerto do prefácio de Luís Adriano Carlos.
O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 23 de fevereiro.