Denis Villeneuve quer fazer um remake de ‘Dune’ como se fosse um ‘Star Wars’ para adultos
Denis Villeneuve, realizador de obras como Sicario ou Arrival ou o mais recente Blade Runner 2049, vai ser o novo timoneiro da nova adaptação da obra de Frank Herbert, autor da obra literária Dune, de 1965
A adaptação cinematográfica desta obra de ficção científica não é propriamente uma novidade. Em 1973, Alejandro Jodorowsky tentou, sem sucesso, executar essa adaptação, idealizada num projecto de mais de uma dezena de horas, com música dos Pink Floyd e interpretações de Salvador Dali e Orson Welles. Esta obra que nunca chegou a avançar foi eternizada em Jodorowsky’s Dune, documentário de Frank Pavich.
Já em 1983, Dune conheceu uma adaptação para cinema realizada por David Lynch com Kyle MacLachlan e Francesca Annis como alguns dos protagonistas. No entanto, a obra acabaria por fracassar junto da crítica e na bilheteira, ao ponto de David Lynch se ter “afastado” do seu próprio projecto.
Agora, chegou a vez de Denis Villeneuve tentar adaptar a obra e em entrevista ao site Fandom o realizador revelou que “A maior parte das ideias principais de Star Wars têm origem em Dune e será um desafio muito grande resolver isso. A minha ambição é fazer um filme de Star Wars que eu nunca vi. De certa forma, é como se fosse um Star Wars para adultos“, disse Villeneuve. Para além disso, o cineasta revelou uma profunda admiração por Jodorowsky e que não pretende usar as suas ideias como referência: “Jodorowsky é um visionário singular. Tem uma visão única, muito forte. Sou um ser humano completamente diferente. Seria muito presunçoso e arrogante da minha parte tentar filmar a visão dele. Adoraria conversar com ele. Quero conhecê-lo há anos. Acredito que ele é um cineasta formidável e adoraria ter visto o seu Dune. Acho que seria um filme de Jodorowsky muito singular (…)“, disse Villeneuve.