PAN quer semáforo nutricional e carcinogénico nos alimentos embalados para ajudar consumidores
O PAN (Pessoas–Animais–Natureza) irá levar a debate no Parlamento, na próxima sexta-feira, 9 de Fevereiro, uma iniciativa que aconselha ao Governo um sistema de Semáforo Nutricional e Carcinogénico na declaração nutricional obrigatória nos alimentos embalados.
A proposta da Partido tem por base criar uma imagem em forma de semáforo para “fornecer aos consumidores uma base para que façam escolhas informadas”, através de um “descodificador nutricional da Direção Geral da Saúde (DGS)” e sinalizando o “risco carcinogénico em alimentos embalados conforme informação da Organização Mundial de Saúde (OMS)”.
O PAN acrescenta ainda num comunicado enviado à imprensa que “A referência à rotulagem nutricional de carácter interpretativo na frente de embalagem de géneros alimentícios (genericamente designada de semáforo nutricional) encontra-se prevista na regulamentação europeia com a experiência a demonstrar que este tipo de rótulos se apresenta como eficaz na identificação de produtos mais saudáveis por parte do consumidor”.
Esta imagem ajudaria o consumidor a escolher: “os nutrientes mais saudáveis a verde, os que devem ser moderados a amarelo e os que devem ser evitados a vermelho”. Isto facilitaria a compreensão/informação, o que leva o PAN a recomendar ao Governo esta possibilidade “em parceria com a indústria e as cadeias de distribuição, e ouvindo especialistas”.