Documentário sobre o actor e encenador Luis Miguel Cintra estreia na edição desta ano do Doclisboa
O documentário Verdade ou Consequência?, da autoria de Sofia Marques e sobre o actor e encenador Luis Miguel Cintra (ler entrevista), tem estreia marcada para o Doclisboa deste ano (19-29 de Outubro), onde integra a secção Heart Beat.
No filme, Sofia Marques parte em busca do seu amigo Luis Miguel Cintra; e Cintra em busca de si mesmo, ambos escavando a matéria e a memória do teatro, a matéria e a memória da vida — em casa, rodeado de estatuária e do seu Porto, junto ao mar e na Espanha onde nasceu, num palco de luz e sombras, nos filmes de Manoel de Oliveira ou nos poemas de Ruy Belo. Cintra, hoje com 73 anos, é co-fundador do Teatro da Cornucópia (1973-2016) e um nome incontornável do teatro português. Verdade ou Consequência? terá uma sessão única de ante-estreia a 12 de Setembro, na Casa do Cinema Manoel de Oliveira. A estreia no Doclisboa está agendada para 22 Outubro às 16h45, no Auditório Emílio Rui Vilar da Culturgest.
O Doclisboa já revelou alguns dos destaques da programação deste ano. Além das duas retrospectivas — uma dedicada ao cinema americano do período do New Deal, outra aos filmes de Anastasia Lapsui e de Markku Lehmuskallio —, são já conhecidas dez obras das secções Heart Beat e Da Terra à Lua. Um filme póstumo de Luis Ospina (Silent Witnesses) e um documentário sobre o realizador colombiano (Ospina Cali Colombia), o novo filme de Frederick Wiseman (Menus Plaisirs) e um retrato do artista sul-coreano Nam June Paik (Nam June Paik: Moon is the Oldest TV, Amanda Kim) são alguns dos títulos já anunciados.
O Doclisboa volta às salas em breve — e às ruas da cidade também, sendo a imagem de 2023 assinada pela designer Ana C. Bahia. Até 10 de Setembro, o festival continua à procura de amigos com vontade, disponibilidade e um quarto livre nas suas casas para acolher convidados. Ao receber um convidado, o Doclisboaoferece uma acreditação que permite o acesso a todas as sessões e actividades ao longo dos 11 dias do festival. Em Outubro, com a vossa ajuda, o mundo inteiro cabe em Lisboa — mais informações e o formulário de inscrição aqui.
Lembramos ainda que estão abertas, até dia 25 de Setembro, as inscrições para a participação no Arché, laboratório de desenvolvimento de projectos da Apordoc, no contexto do festival de cinema Porto/Post/Doc. Em 2023, as actividades decorrem entre 18 e 22 de Novembro. O programa é composto por uma oficina de desenvolvimento de projectos e uma sessão pública de pitching.