Quatro filmes de Pedro Costa chegam em exclusivo à Filmin
Pedro Costa, o icónico cineasta independente, chega em exclusivo à Filmin, numa colaboração com a produtora OPTEC. A partir de hoje, estão disponíveis quatro títulos, duas longas-metragens e duas curtas-metragens, do realizador português em Filmin.
Esta estreia faz parte de um esforço da equipa editorial da Filmin para a disponibilização de cada vez mais títulos de produção nacional, sendo este um dos principais objectivos da plataforma: a atenção e dedicação ao Cinema Português, o qual muitas vezes não se encontra disponível em nenhuma outra plataforma ou em DVD.
Recentemente a Filmin estreou a filmografia quase completa de João Salaviza, o grande sucesso A Fábrica de Nada de Pedro Pinho, Ama-San de Cláudia Varejão, vários títulos de Joaquim Sapinho, fez também um focus sobre o cinema de Manuel Mozos.
A juntar a isto, a Filmin tem dado atenção à produção em formato curto, disponibilizando várias curtas-metragens portuguesas seja de ficção, documentário ou animação.
Num futuro próximo, a plataforma online irá também estrear outros trabalhos da realizadora Clauda Varejão assim como alguns títulos de Marco Martins, entre outras estreias a anunciar em breve.
Os filmes do Pedro Costa disponibilizados na Filmin são: Cavalo Dinheiro, vencedor do Leopardo de Ouro para Melhor Realizador no Festival de Locarno, Ne Change Rien, estreado no Festival de Cannes na Quinzena dos Realizadores, Sweet Exorcist e O Nosso Homem.
Nascido em Lisboa em 1959, largou os seus estudos em História para assistir a aulas do poeta e realizador António Reis na Escola de Cinema. A sua primeira longa-metragem, O Sangue, teve a sua estreia mundial na Semana da Crítica de Veneza em 1989. Casa de Lava, o seu segundo filme, rodado em Cabo-Verde, foi exibido no Festival de Cannes. Os seus outros filmes incluem Ossos, No Quarto da Vanda e Juventude em Marcha, que compõem a trilogia das Fontaínhas. Realizou ainda Onde Jaz O Teu Sorriso?, acompanhando o trabalho de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub e Ne Change Rien com a actriz Jeanne Balibar. Integrou a longa-metragem colectiva Centro Histórico, a par de Manoel de Oliveira, Aki Kaurismäki e Víctor Erice. O seu mais recente filme Cavalo Dinheiro conta com um assinalável percurso internacional, tendo recebido um Leopardo de Ouro para Melhor Realização no Festival de Locarno de 2014.