Exquisito é o novo festival de criação artística emergente
Mais de 50 artistas vão abordar o tema “Depois das Certezas Absolutas”
O Exquisito é o festival de criação artística emergente que vai acontecer, pela primeira vez, de 13 a 15 de Setembro, em Telheiras, Lisboa.
A palavra esquisito, em português, tem um significado mais conhecido que está relacionado com a estranheza. Mas também significa algo precioso, raro. Essa é, aliás, a única tradução noutras línguas, como o inglês, o francês ou o espanhol. Significa algo refinado e único.
Esta é a forma como o Exquisito quer ser visto: por um lado, refinado, precioso e único, por outro fora do comum, impertinente e provocador.
Segundo Pedro Saavedra, Director Artístico do Festival, “queremos criar um festival de raiz portuguesa que permita dar total liberdade de expressão aos autores, que procure a indefinição das fronteiras artísticas e que se assuma que é assim, esquisito, difícil de definir, mas que temos a coragem de o dizer logo à partida”.
O Exquisito deste ano vai estar focado nas artes performativas, artes visuais e na música e conta com nomes como Joana Gama, Luís Fernandes, Tomaz Hipólito, Sturqen + MMMOOONNNOOO, Clothilde, Die Von Brau, auééé-Teatro e a companhia de teatro Crianças Loucas. Em breve mais nomes serão anunciados aqui.
Toda a agenda foi desenvolvida pelo Pedro Saavedra e pelos programadores convidados Carolina Trigueiros, Daniel Neves e Rosana Ribeiro.
O passe geral para os 3 dias tem o custo de 15 euros e o bilhete diário de 8 euros.
O Exquisito é uma ideia e uma produção do Gerador, uma plataforma de ação de comunicação para a cultura portuguesa. Sabe mais sobre o Gerador aqui.