Academia Portuguesa de Cinema escolhe filmes candidatos para representar Portugal nos Prémios Goya, Macondo e Colibri
“Restos do Vento” e “Nunca Nada Aconteceu” são os filmes selecionados pela Academia Portuguesa de Cinema (APC) como candidatos de Portugal à categoria de Melhor Filme Europeu e Melhor Filme Ibero-americano, respetivamente, na 37ª edição dos Prémios Goya.
Organizados pela Academia das Artes e das Ciências Cinematográficas de Espanha, os vencedores da 37ª edição dos Prémios Goya vão ser conhecidos na cerimónia que se realizará em Sevilha, Espanha, a 11 de fevereiro de 2023.
A APC vai submeter também a longa-metragem “A Metamorfose dos Pássaros” como candidato português à categoria Melhor Filme Ibero-americano à 10ª edição dos Prémios Macondo. Promovidos pela Academia Colombiana de Artes e Ciência Cinematográficas, a cerimónia de entrega dos Prémios Macondo decorrerá a 6 de novembro na cidade colombiana de Cali.
Dinamizados pela Academia de Cinema do Equador, a 4ª edição dos Prémios Colibri contam pela primeira vez com uma candidatura portuguesa à nova categoria para Melhor Filme Ibero-americano. O filme “Campo de Sangue ” de João Mário Grilo foi o escolhido pela APC para representar Portugal neste concurso internacional, cujos vencedores serão conhecidos a 22 de novembro em Quito, no Equador.
Sobre os filmes candidatos:
“Restos do Vento”
Produzido por Paulo Branco, “Restos do Vento”, realizado por Tiago Guedes, vai ter a sua estreia nos cinemas portugueses no próximo dia 22 de setembro. A longa-metragem baseia-se numa tradição pagã de uma vila do interior de Portugal, que deixa traços dolorosos num grupo de jovens adolescentes. 25 anos depois, ao reencontrarem-se, o passado ressurge e a tragédia instala-se.
“Nunca Nada Aconteceu”
“Nunca Nada Aconteceu”, filme de Gonçalo Galvão Teles e produzido por Luís Galvão Teles, trata uma história baseada em factos verídicos passada num bairro nos subúrbios de Lisboa, onde três adolescentes – Pedro, Maria e Paulo -, fazem um pacto trágico, que lhes dá a coragem necessária para cair para a sua morte, deixando a família num caminho de desespero, decadência e remorsos, onde todos fingem que nunca nada aconteceu. A estreia está agendada para 29 de setembro.
“A Metamorfose dos Pássaros”
Vencedor de quatro categorias da 11ª edição dos Prémios Sophia, onde se inclui o prémio Melhor Realização, “A Metamorfose dos Pássaros” de Catarina Vasconcelos apresenta-se como candidato à categoria de Melhor Filme Ibero-americano nos Prémios Macondo. Produzido por Pedro Fernandes Duarte, Joana Gusmão, Catarina Vasconcelos, o filme português “A Metamorfose dos Pássaros” é um misto entre documentário e ficção, no qual é abordada a história de amor dos avós e a morte da avó paterna da realizadora, que nunca conheceu, baseada nas memórias da infância e juventude da família.
“Campo de Sangue”
Realizado por João Mário Grilo e com a produção de Ana Pinhão Moura, “Campo de Sangue” inspira-se no romance de Dulce Maria Cardoso, que conta a história de um homem que aguarda julgamento após um assassinato. Do lado de fora encontram-se quatro mulheres que, de um modo ou outro, se relacionam com ele. Cada uma delas dará o seu depoimento e, consequentemente, a sua versão da história que com ele partilham. No elenco estão Carloto Cotta, Luísa Cruz, Sara Carinhas, Teresa Madruga, Fernanda Neves, Suzana Borges, Júlia Palha, Mafalda Marafusta, Alba Baptista, Lana Dumitru, Henrique Gomes, Heitor Lourenço, Miguel Monteiro, Joana Botelho, Adriano Luz, assim como as vozes de Luís Lucas e Rui Morisson.