Adopta Uma Livraria: Orfeu Negro e Antígona unem-se e criam iniciativa para apoiar livrarias independentes

por Comunidade Cultura e Arte,    9 Abril, 2020
Adopta Uma Livraria: Orfeu Negro e Antígona unem-se e criam iniciativa para apoiar livrarias independentes
Fotografia de Masaaki Komori / unsplash
PUB

Com o objectivo de alertar o público para a situação cada vez mais frágil das livrarias independentes, a Orfeu Negro e a Antígona — duas editoras também independentes — uniram esforços para lançar uma campanha de vendas online, intitulada “Adopta Uma Livraria” — 10 Dias, 10 Livrarias”.

De 14 a 23 de Abril (Dia Mundial do Livro), os leitores que encomendarem livros nos sites da Orfeu Negro ou da Antígona estarão a apoiar directamente a livraria designada para esse dia: 30% do valor líquido das suas compras reverte para a livraria. Além disso, terão 10% de desconto sobre o PVP de cada livro e portes gratuitos.

Cada editora seleccionou as suas 10 livrarias independentes, de norte a sul do país. Entre as livrarias assinaladas pela Antígona contam-se a A das Artes (Sines), a Tigre de Papel (Lisboa), e a Flâneur (Porto), entre outras. Já a Orfeu Negro (distinguida no ano passado na Feira do Livro infantil de Bolonha com o prémio de Melhor Editora Europeia de Livro Infantil) dá parte do destaque a livrarias dedicadas ao livro ilustrado, como a Hipopómatos na Lua (Sintra), a Gigões e Anantes (Aveiro) e a Aqui há Gato (Santarém).

Tanto a equipa da Orfeu Negro como da Antígona consideram que «é muito importante que as editoras e as livrarias independentes estejam unidas nesta altura particularmente difícil. Umas e outras estão já habituadas a uma existência plena de adversidades em Portugal, mas cabe-nos a todos garantir que, ultrapassado este período, regressemos de boa saúde e mais activas do que nunca. A iniciativa “Adopta Uma Livraria” constitui um pequeno gesto de resistência, que sabemos à partida insuficiente e ao qual contamos somar mais nos próximos meses. Esperamos também que outras editoras se juntem com acções semelhantes.»

A lista completa das livrarias e dos dias da campanha pode ser consultada nas imagens mais abaixo e nos sites das editoras e a partir de segunda-feira, dia 13 de Abril.

PUB

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados